domingo, 7 de setembro de 2014

WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet



WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.


‘’Um ponto que convém ser preservado no trabalho com WebQuest, é que esta seja sempre utilizada considerando-se o trabalho em grupo, e com orientação presencial do professor, ainda mais quando se trata de alunos da Educação Básica, mas nada impede que esta metodologia seja utilizada como ferramenta de produção à distância, pois, “[...]o modo como o meio eletrônico é utilizado depende em grande parte das necessidades humanas, isto é, tanto dos professores quanto dos alunos, e que essas necessidades são a razão primeira por que se formam comunidades eletrônicas.” (PALLOFF & PRATT,2002)(WEBQUEST: METODOLOGIA QUE ULTRAPASSA O CIBERESPAÇO Gílian Cristina Barros)


            ‘’Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.’’
           WebQuest pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional, estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores, a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.


‘’Mas o que são estas tais de WebQuests? Bem, WebQuest é uma metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge, Educational Technology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no Brasil por Jarbas Novelino Barato, são produzidas para disponibilização na Internet e podem ser editadas em programas como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer. No site do Projeto WebQuest – Escola do Futuro - USP, ela é definida como: [...] modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros)’’ (WEBQUEST: Metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço, Profª. Gílian Cristina Barros – www.escolabr.com).


           Em linhas gerais, uma WebQuest parte da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na web, online.

‘’Um dos pontos que mais me encantam nessa metodologia é o fato de que o professor pode, a qualquer momento, aprimorar a webquest que criou.(SENAC, 2003) Através do phpwebquest, as atualizações das WebQuests podem ser realizadas sempre que necessário, de forma dinâmica, bastando apenas estar conectado a Internet e acessar o espaço para produção e disponibilização das WebQuests em: livre.escolabr.com/ferramentas/wq.’’ (WEBQUEST: Metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço, Profª. Gílian Cristina Barros – www.escolabr.com). 


          WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. 
Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.




Por: Gerson Netto e Leila Aquino.

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