WebQuest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educacional, estimulando a pesquisa
e o pensamento crítico.
‘’Um ponto que convém ser preservado no trabalho com WebQuest, é
que esta seja sempre utilizada considerando-se o trabalho em grupo, e com
orientação presencial do professor, ainda mais quando se trata de alunos da
Educação Básica, mas nada impede que esta metodologia seja utilizada como
ferramenta de produção à distância, pois, “[...]o modo como o meio eletrônico é
utilizado depende em grande parte das necessidades humanas, isto é, tanto dos
professores quanto dos alunos, e que essas necessidades são a razão primeira
por que se formam comunidades eletrônicas.” (PALLOFF & PRATT,2002)(WEBQUEST:
METODOLOGIA QUE ULTRAPASSA O CIBERESPAÇO Gílian Cristina Barros)
‘’Navegar na internet pode ser um processo de busca de informações valioso na construção do conhecimento, gerando um rico ambiente interativo facilitador e motivador de aprendizagem, bem como pode ser um dispersivo e inútil coletar de dados sem relevância que não agregam qualidade pedagógica ao uso da rede.’’
WebQuest
pretende ser, e tem mostrado sê-lo efetivamente, uma metodologia de engajar
alunos e professores num uso da internet voltado para o processo educacional,
estimulando a pesquisa, o pensamento crítico, o desenvolvimento de professores,
a produção de materiais e o pensamento crítico e protagonismo juvenis.
‘’Mas o que são estas tais de WebQuests? Bem, WebQuest é uma
metodologia que direciona o trabalho de pesquisa utilizando os recursos da
Internet. Metodologia, estudada, desenvolvida e disponibilizada por Bernie Dodge,
Educational Technology, San Diego State Universit em 1995, e disseminada no
Brasil por Jarbas Novelino Barato, são
produzidas para disponibilização na Internet e podem ser editadas em programas
como: Front Page, NVU, Dreamweaver, Mozilla Composer. No site do Projeto
WebQuest – Escola do Futuro - USP, ela é definida como: [...] modelo
extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com
fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção
do saber. Foi proposto por Bernie Dodge em 1995 e hoje já conta com mais de dez
mil páginas na Web, com propostas de educadores de diversas partes do mundo
(EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda, entre outros)’’
(WEBQUEST: Metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço, Profª.
Gílian Cristina Barros – www.escolabr.com).
Em linhas gerais, uma WebQuest parte
da definição de um tema e objetivos por parte do professor, uma pesquisa
inicial e disponibilização de links selecionados acerca do assunto, para
consulta orientada dos alunos. Estes devem ter uma tarefa, exequível e
interessante, que norteie a pesquisa. Para o trabalho em grupos, os alunos
devem assumir papéis diferentes, como o de especialistas, visando gerar trocas
entre eles. Tanto o material inicial como os resultados devem ser publicados na
web, online.
‘’Um dos pontos que mais me encantam
nessa metodologia é o fato de que o professor pode, a qualquer momento,
aprimorar a webquest que criou.(SENAC, 2003) Através do phpwebquest, as
atualizações das WebQuests podem ser realizadas sempre que necessário, de forma
dinâmica, bastando apenas estar conectado a Internet e acessar o espaço para
produção e disponibilização das WebQuests em: livre.escolabr.com/ferramentas/wq.’’
(WEBQUEST: Metodologia
que ultrapassa os limites do ciberespaço, Profª. Gílian Cristina Barros – www.escolabr.com).
WebQuest não exige softwares específicos além dos utilizados comumente para navegar na rede, produzir páginas, textos e imagens. Isso faz com que seja muito fácil usar a capacidade instalada em cada escola, sem restrição de plataforma ou soluções, centrando a produção de WebQuests na metodologia pedagógica e na formação de docentes.
Por: Gerson Netto e Leila Aquino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário