Segundo Blikstein as sereias do ensino eletrônico são as tecnologias da informação (TICs). Em primeiro momento imaginou-se
que o uso das tecnologias transformaria o mundo em um lugar maravilhoso, nas
palavras de Blikstein “tudo o que está aí será transformado, nada sobrará no
mundo antigo, quem não se adaptar morrerá”, mas não é bem assim que aconteceu,
na verdade houve transformações profundas em todas as áreas, novos conhecimentos
surgiram. Na educação as novas tecnologias trouxeram mudanças profundas e, às
vezes confusas, o que se propôs foi modificação nas formas de
ensino-aprendizagem. As TICs devem fazer
parte do cotidiano escolar, considerando-as como instrumentos de trabalhos para
os educadores, a mudança das tecnologias é rápida demais para que todos acompanhem,
portanto o que temos como cenário é um conflito de gerações (gerações do mundo
velho no mundo novo), onde as crianças tem maior acesso, é claro que a educação
deve sair na frente se quiser acompanhar as evoluções, mas essa geração de
profissionais quando nasceram, em sua juventude, muitas vezes, não conheciam as
tecnologias. Contudo, isso não quer dizer que desafios não possam ser vencidos,
por isso os profissionais da educação devem ter uma formação continuada.
A ideia (conceito) do uso das
tecnologias tem características para
estimular o aprendizado sobre qualquer
conhecimento que queiram passar ou adquirir, devido as ferramentas disponíveis,
como por exemplo, os links, nesse
sentido é que a escola deve estar preparada, proporcionando o acesso à
informação de maneira a fazer com que os alunos deem sentido à ela, além de
saber manusear, sempre para o bem, de modo que supere suas próprias
perspectivas de que aprender.
Concordamos com Blikstein quando
“Visitamos uma escola bem equipada em termos tecnológicos. (....) Provavelmente
vamos encontrar lá mais proibições do que possibilidades”. As salas de TICs não
devem ser assustadoras, o conhecimento não deve ser podado em sua raiz, porém
qualquer atividade deve ter um objetivo a ser seguido uma motivação. Por fim
segundo Blikstein “as mídias digitais oferece infinito espaço para experimentações
e diferentes níveis de realidade seja programando o computador, editando filmes,
fazendo robótica, construindo modelos computacionais
ou elaborando sites na internet” a escola e todos os caminhos que for oferecer,
independente se for na frente da lousa ou na frente de um data show é um lugar
infinito de experimentação. As TICs fazem parte da realidade de toda a
sociedade, não há razão para ficar fora
do planejamento escolar e não utilizá-las diariamente deve até ser natural. Esse
novo olhar requer do professor novas funções e é preciso estar sempre se atualizando
e a escola deve ser capaz de fomentar nos alunos novas formas de aprender de
maneira que ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar, compreender,
selecionar e comunicar as diversas informações que precisara possuir para sua
própria segurança e sobrevivência.
Postado por : Bruna Dias , Letícia Antunes , Rose Vilar e Vanessa Flores
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