quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Reflexões sobre: “As sereias do ensino eletrônico” escrito por Paulo Blikstein

Segundo Blikstein as sereias do ensino  eletrônico  são as tecnologias  da informação (TICs). Em primeiro momento imaginou-se que o uso das tecnologias transformaria o mundo em um lugar maravilhoso, nas palavras de Blikstein “tudo o que está aí será transformado, nada sobrará no mundo antigo, quem não se adaptar morrerá”, mas não é bem assim que aconteceu, na verdade houve transformações profundas em todas as áreas, novos conhecimentos surgiram. Na educação as novas tecnologias trouxeram mudanças profundas e, às vezes confusas, o que se propôs foi modificação nas formas de ensino-aprendizagem.  As TICs devem fazer parte do cotidiano escolar, considerando-as como instrumentos de trabalhos para os educadores, a mudança das tecnologias é rápida demais para que todos acompanhem, portanto o que temos como cenário é um conflito de gerações (gerações do mundo velho no mundo novo), onde as crianças tem maior acesso, é claro que a educação deve sair na frente se quiser acompanhar as evoluções, mas essa geração de profissionais quando nasceram, em sua juventude, muitas vezes, não conheciam as tecnologias. Contudo, isso não quer dizer que desafios não possam ser vencidos, por isso os profissionais da educação devem ter uma formação continuada.
A ideia (conceito) do uso das tecnologias tem características  para estimular  o aprendizado sobre qualquer conhecimento que queiram passar ou adquirir, devido as ferramentas disponíveis, como por exemplo, os links,  nesse sentido é que a escola deve estar preparada, proporcionando o acesso à informação de maneira a fazer com que os alunos deem sentido à ela, além de saber manusear, sempre para o bem, de modo que supere suas próprias perspectivas de que aprender.
Concordamos com Blikstein quando “Visitamos uma escola bem equipada em termos tecnológicos. (....) Provavelmente vamos encontrar lá mais proibições do que possibilidades”. As salas de TICs não devem ser assustadoras, o conhecimento não deve ser podado em sua raiz, porém qualquer atividade deve ter um objetivo a ser seguido uma motivação. Por fim segundo Blikstein “as mídias digitais oferece infinito espaço para experimentações e diferentes níveis de realidade seja programando o computador, editando filmes, fazendo robótica,  construindo modelos computacionais ou elaborando sites na internet” a escola e todos os caminhos que for oferecer, independente se for na frente da lousa ou na frente de um data show é um lugar infinito de experimentação. As TICs fazem parte da realidade de toda a sociedade,  não há razão para ficar fora do planejamento escolar  e não  utilizá-las diariamente deve até ser natural. Esse novo olhar requer do professor novas funções e é preciso estar sempre se atualizando e a escola deve ser capaz de fomentar nos alunos novas formas de aprender de maneira que ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar, compreender, selecionar e comunicar as diversas informações que precisara possuir para sua própria segurança e sobrevivência.
Postado por : Bruna Dias , Letícia Antunes , Rose Vilar  e  Vanessa Flores



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