quarta-feira, 17 de setembro de 2014

As serias do ensino eletrônico

Com o surgimento das inovações tecnológicas, tanto nas informações como nas comunicações, os profissionais sentiram a necessidade de trazer as tecnologias para seus ambientes de trabalho, com a educação não foi diferente. Os educadores motivados em inovar suas práticas foram cativados por essa ferramenta que propicia uma fonte inesgotável de pesquisa e inovação com extrema rapidez.
Como destaca o autor(...) " mas... as serreias não brincam. Elas têm fome e finalmente mostraram a que vieram: devoraram, mastigaram, deglutiram sem piedade [...] ",( pág. 2)
Segundo o autor as sereias são as tecnologias do mundo atual em primeiro momento fascinaram para logo após tornar-nos reféns da sua utilização.
Na educação as tecnologias, quando existentes e usadas adequadamente por discente e docente, com o foco em um trabalho efetivo e produtivo, necessita de profissionais capacitados para desenvolve- lo, assim possibilitando um aprendizado mais construtivo, ou seja, não basta termos à disposição tais equipamentos se não soubermos utilizá-los.

Entretanto, são duas faces da mesma moeda: de um lado, a hierarquia, o abuso de poder, o engessamento criativo. De outro, as novas tecnologias que ajudam a recuperar o projeto político da integração total da universidade ao circuito produtivo. ( pág. 17)
Sendo assim temos que ter consciência  do propósito ao utilizar tantos recursos, pois assim como o campo virtual se torna muito atrativo e vasto, também a de se ter cuidado com  a falta de estímulo que esta facilidade pode ocasionar, tornando-nos reféns  da tecnologia ; pois na falta desta ficamos de mãos atadas. 
Com o surgimento cada vez maior das tecnologias, as pessoas sentem a necessidade de inseri-las em seus cotidianos, mas sem um objetivo específico. Desta mesma forma podemos refletir sobre o uso das mesmas na educação, sendo muitas vezes utilizadas de forma incorreta pelos seus usuários, como destaca o autor numa citação de Christopher Lasch( Pág. 8)" Lasch nos lembra que a abundância de escolhas é uma das causas do mal-estar e da ansiedade crônica do homem moderno".
Esta colocação nos permite repensar que ao nos propormos usar as novas tecnologias devemos compreender e ter em mente o objetivo que desejamos alcançar, para não cometermos o engano de lançar mão de algo que está apenas na moda, mas que através do uso da moda possamos promover a real revolução, democratização do uso das novas tecnologias.
Com o avanço das tecnologias é possível constatar o crescimento contínuo de cursos, ensino a distância, não há como medirmos qual tem mais eficácia, se o ensino presencial ou a distância, porém o que garante o entendimento é o comprometimento do aluno em buscar mais informações e interessar-se mais sobre os estudos também há o lado do ensino facilitado, onde o principal alvo é obter a graduação, obtendo maiores vantagens, como aumento de salário.
Com a união destes dois meios, ocorrerá o fortalecimento das aulas presenciais unindo a tecnologia do ensino a distância com a explicação do professor do ensino presencial. De acordo com a citação do texto " a lógica educacional, onde necessário e a persistência, a fidelidade, a informação quente".
 Seja qual for a ferramenta a ser utilizada, o método mais interessante na construção do conhecimento é a frase citada e a basa do sucesso.



Postado por: Fabiane Melo, Fernanda Viegas, Raquel, Susi e Thais

Nenhum comentário:

Postar um comentário