quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Comentário sobre "As sereias do ensino eletrônico"

Paulo Blikstein denomina as tecnologias da informação de sereias, que encantam e envolvem, mas que sabem para que vieram. É preciso sabedoria para utilizá-las, ou elas fogem do nosso controle.
Ele fala no texto de alguns problemas que essas tecnologias causaram para quem pensou que elas seriam por si próprias a solução, e enganaram-se.
Na educação não é diferente, é preciso modernizar- se, aproveitar tudo o que elas podem nos oferecer, mas não deixar de levar em consideração as relações sociais. 
Por exemplo, em uma aula onde faz-se somente o uso de tecnologias, no primeiro momento tudo será novo e atrativo. A agilidade e a facilidade nos encantam, porém chegará o tempo em que elas não serão mais suficientes, precisaremos de algo mais.
Em um trecho o autor diz que "... as pessoas não querem e não devem passar vinte e quatro horas do dia navegando na Internet..." e nós concordamos com isso. Sabemos da importância dessas tecnologias, de todos os pontos positivos que elas possuem, mas sabemos também que existe o contrário.
Para nós estudantes universitários, é um leque de possibilidades que se abre, nesta disciplina por exemplo, não fazemos quase o uso de cadernos, as atividades são todas postadas aqui, neste blog. Isso com certeza nos dá rapidez e facilidade na realização dos trabalhos, mas por incrível que pareça, nossa dupla não se encontrava preparada para a utilização de um blog como um "caderno de aula". É estranho afirmar isso, mas é a verdade. Somos adeptas das novas tecnologias, mas ainda acreditamos que as "velhas" podem nos oferecer muitas coisas.
Fazendo uma relação com o texto, nós podemos afirmar, nos dando como exemplos, que de fato é preciso sim muito conhecimento por parte de quem vai utilizar essas tecnologias na educação, devemos estar preparadas e conscientes de que não é  só preciso entender como algo funciona, mas conhecer e saber qual a sua utilidade.

Acadêmicas: Edivania Souza e Renata Lopes

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