A
TV e o vídeo foram uma das primeiras mídias a chegarem as escolas e a serem
incorporadas nas práticas escolares.
Vídeo
e televisão, segundo o autor, estão ligados ao entretenimento; fazendo assim
com que os alunos o percebam como um momento de descanso e não de aula, o que
acaba dificultando sua utilização e o alcance de seu real objetivo.
Mas,
em contra partida, a TV e vídeo podem criar pontes no processo de ensino
aprendizagem: pois parte do concreto, do que está próximo, da realidade do
educando. Através da TV e o vídeo exploramos o ver, a visualização dos
conteúdos que estão sendo estudados. A utilização deste recursos no contexto
escolar proporciona ao educando uma maneira diferenciada de conduzir seu aprendizado;
ao mesmo tempo em que o conteúdo está sendo apresentado, ele deixa de ser uma
mero espectador para transformar-se em um sujeito ativo do que está sendo
estudado proposto.
Com
destaca o autor, “ TV e vídeo encontraram a fórmula de comunicar-se com a
maioria das pessoas, tanto crianças como adultos” – página 2 – (José Manuel
Moram), desenvolvendo assim atitudes perceptivas e trabalhando a sensibilidade
dos alunados.
Fonte
Disponível em: http://extensao.fecap.br/artigoteca/Art_015.pdf
(acesso às 20h13min)
Postado
por: Leila Aquino e Thais Camejo.
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