Projeto: O Jornal Online.
Turma: 4º ano Ensino Fundamental.
Conteúdo: Língua Portuguesa e Artes.
Tempo de Duração: 1 Semestre
Introdução: "Numa perspectiva de inclusão digital que considera não só a funcionalidade
prática das ferramentas digitais, mas sua influência na produção da
heterogeneidade da cultura, da linguagem, e dos sujeitos (BUZATO, 2007), torna-se
necessário (re) pensar o uso das novas tecnologias na escola como a produção de um novo espaço de interação onde os sujeitos continuam, como sempre, a construírem-se e reconstruírem-se num processo sempre inacabado, conflituoso e transpassado por diferentes visões (...)" Juliana Menezes Cruciani1 (UNICAMP)- 3° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, redes socias e aprendizagem (PDF).
Objetivo Geral: Criar um blog, que servirá aos alunos como um registro de suas experiências das disciplinas que compõem o seu currículo, elementos que participam do seu desenvolvimento e que facilitam na aprendizagem, ligados ao tema proposto. Observando os métodos usados pelos professores e principalmente a avaliação dos alunos sobre todo o ambiente escolar, conteúdos, gestão, práticas pedagógicas etc, incentivando e valorizando o pensamento crítico.
Obejtivo Específico: Criação de um blog, incentivando o pensamento crítico e auxiliando no desenvolvimento pscicológico e nos processos cognitivos (línguagem).
Metodologia: Como proposta inicial uma roda de conversa, que sirvirá de subsídio na produção textual dos docentes. Posteriormente, os alunos em grupos de cinco integrantes, criaram um texto com a temática do dia, que deve ser proposta pela professora, afim de nortear o trabalho apresentado, cada grupo ficará responsável por um "caderno" do Jornal Online, disponíbilizado não somente para os alunos-autores, mas também para todos na comunidade escolar e não-escolar e ao final do semestre será impresso o Jornal com as materias mais "curtidas ou comentadas".
Justificativa: "Segundo Geraldi (1997) a produção textual é a base para todo o processo de ensino-aprendizagem da língua, haja vista a língua ser observada como objeto de estudo o que
implica em uma relação intersubjetiva construída no processo de enunciação. Nessa perspectiva “produção de textos e redação” se distinguem, já que para produzir um texto é necessário que: “se tenha o que dizer”; “se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer”; “se tenha para quem dizer o que se tem a dizer”; “que o locutor se constitua como tal enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz”; “se escolham estratégias para a realização de todas as afirmações anteriores”. Pois os textos produzidos na escola mostram que existe muita escrita e pouco texto.
As produções da leitura e de textos atreladas ao livro didático não correspondem a um interesse imediato por parte dos alunos, visto que os textos tornam-se apenas obrigações. Para se contornar esse problema, foi preciso criar motivações para se integrar à leitura ao processo de produção. O que se preconiza é buscar perspectivas de um ensino que não seja reconhecimento, mas conhecimento, que não seja de reprodução, mas de produção escolhendo, portanto estratégias para a produção, que resultam em estratégias interlocutivas". Jaqueline Almeida Silva - OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO (PDF).
implica em uma relação intersubjetiva construída no processo de enunciação. Nessa perspectiva “produção de textos e redação” se distinguem, já que para produzir um texto é necessário que: “se tenha o que dizer”; “se tenha uma razão para dizer o que se tem a dizer”; “se tenha para quem dizer o que se tem a dizer”; “que o locutor se constitua como tal enquanto sujeito que diz o que diz para quem diz”; “se escolham estratégias para a realização de todas as afirmações anteriores”. Pois os textos produzidos na escola mostram que existe muita escrita e pouco texto.
As produções da leitura e de textos atreladas ao livro didático não correspondem a um interesse imediato por parte dos alunos, visto que os textos tornam-se apenas obrigações. Para se contornar esse problema, foi preciso criar motivações para se integrar à leitura ao processo de produção. O que se preconiza é buscar perspectivas de um ensino que não seja reconhecimento, mas conhecimento, que não seja de reprodução, mas de produção escolhendo, portanto estratégias para a produção, que resultam em estratégias interlocutivas". Jaqueline Almeida Silva - OS PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA NA CONSTRUÇÃO DO SENTIDO (PDF).
Recursos usados: Computadores com acesso à internet;
Livro Pedagógico para apoio;
Impressora;
Folhas A3.
Referências:
http://www.letramagna.com/textual.pdf
http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Juliana-Menezes-Cruciani.pdf
http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=859&catid=195%3Aseb-educacao-basica&id=12640%3Aparametros-curriculares-nacionais1o-a-4o-series&option=com_content&view=article
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf
Acadêmica: Jéssica Marques
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