1. PROJETO:
Meu Meio! Meu Ambiente!
2. TURMA:
4º Ano do Ensino Fundamental
3. DURAÇÃO:
Trinta dias
4. INTRODUÇÃO:
O presente projeto justifica-se pela necessidade de
conscientizar os educandos da importância na formação de cuidados ao que se
refere ao meio ambiente, tornando-se sujeitos responsáveis e conscientes de
suas ações no que tange suas atitudes em relação a sobrevivência ambiental do
planeta.
5. OBJETIVO GERAL:
Conscientizar o educando da sua responsabilidade por um planeta
sustentável criando novos hábitos e multiplicando-os através de seus exemplos.
6. OBJETIVO ESPECÍFICO:
Promover, através de atividades interdisciplinares,
a educação ambiental, assim como atitudes conscientes no que se refere ao
ambiente em que está inserido.
7. METODOLOGIA
(Delineamento de pesquisa, participantes,
procedimentos de coleta e análise de dados)
O projeto será realizado através de uma pesquisa exploratória
utilizando recurso de TV e Vídeo, visando primeiramente detectar o conhecimento
prévio dos alunos acerca da necessidade dos cuidados necessários e importantes
que devemos ter para com a sobrevivência dos ecossistemas planetário.
Nesta pesquisa serão envolvidos os alunos do 4º ano
do Ensino Fundamental. Após a coleta de dados, os educandos irão trabalhar com
os mesmos desenvolvendo assim suas habilidades interdisciplinares.
8. JUSTIFICATIVA:
A manutenção da vida só é possível em um mundo equilibrado, onde a
relação entre ser humano e natureza possam interagir mutuamente, sem que
existam tensões e conflitos.
Segundo André Trigueiro, em entrevista a revista O
Trevo (março de 2010, pag. 6), “A Terra é um sistema em constante transformação...
o aparecimento da espécie humana determinou novos gêneros da destruição que
abalam a resiliência do planeta e o equilíbrio dos sistemas naturais... se não
formos sábios e cuidadosos no uso inteligente e sustentável desses recursos,
pereceremos”.
Sendo assim, é de suma importância proporcionar aos educandos situações
e condições que promovam mudanças em seus hábitos, conscientizando-os da
necessidade de terem atitudes coerentes para a manutenção da vida no planeta.
9. REFERENCIAL TEÓRICO:
10. ATIVIDADE
DESENCADEADORA:
Passeio
ao Da Maya Espaço Cultural durante a exposição Eco Art, coleção Bozano Arte e
Ecologia.
* A valorização e a proteção das diferentes formas de vida.
* A valorização e o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos
ambientes e da diversidade biológica e sociocultural.
* O zelo pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e
saudável na escola, em casa e na comunidade.
* O comprometimento das responsabilidades de cidadão com relação ao meio
ambiente.
* A participação em atividades relacionadas à melhoria das condições
ambientais da escola e da comunidade local.
12. ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS DURANTE O PROJETO:
I.
Produção textual (Linguistica)
II.
Situações problemas (Lógica – matemática)
III.
Atividades de reciclagem (Social)
IV.
Apresentação de fotos antigas referentes a
degradação do meio ambiente (Social)
V.
Criação de vídeos do meio em que vivem (artes e
tecnologias)
VI.
Corrida seletiva (Psicomotor)
VII.
Produção de um filme, história, Mitos e lendas da
Panela do Candal (Social, natural – Artes e tecnologias)
VIII.
Recuperação da Panela do Candal (Natural e social)
IX.
Roda de conversa com João Roquete, tema: Puericultura
– Vida Sustentável (Natural, Social e Linguistica)
X.
Exibição de vídeos sobre consciente coletivo
(Linguistica, natural, social e tecnologias):
13. QUADRO DE CONTEÚDOS:
LINGUISTICA
|
Produção textual,
escrita e oralidade
|
LÓGICA – MATEMÁTICA
|
Situações problemas
|
NATURAL
|
Meio ambiente,
reciclagem, roda de conversa, sustentabilidade
|
SOCIAL
|
Mitos, histórias e
lendas
|
PSICOMOTOR
|
Atividades físicas
|
ARTES
|
Recorte, colagem,
produções
|
TECNOLOGIAS
|
Produções e exibições de
vídeos
|
14. ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO:
Apresentação
dos filmes produzidos pelos alunos.
15. CORREÇÃO:
A
correção será feita oral ou individualmente de acordo com as atividades que
estarão sendo realizada, através de uma observação direta e continua do
desempenho do educando nas atividades realizadas durante a execução do projeto.
Acadêmicas (o):
Thais
Camejo
Leila
Aquino
Gerson
Netto
Nenhum comentário:
Postar um comentário