quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Meu Meio! Meu Ambiente! Responsabilidades e Ações



1.    PROJETO:
Meu Meio! Meu Ambiente! 
Responsabilidades e Ações














2.    TURMA:
4º Ano do Ensino Fundamental

3.    DURAÇÃO:
Trinta dias

4.    INTRODUÇÃO:
O presente projeto justifica-se pela necessidade de conscientizar os educandos da importância na formação de cuidados ao que se refere ao meio ambiente, tornando-se sujeitos responsáveis e conscientes de suas ações no que tange suas atitudes em relação a sobrevivência ambiental do planeta.

5.    OBJETIVO GERAL:
Conscientizar o educando da sua responsabilidade por um planeta sustentável criando novos hábitos e multiplicando-os através de seus exemplos.

6.    OBJETIVO ESPECÍFICO:
Promover, através de atividades interdisciplinares, a educação ambiental, assim como atitudes conscientes no que se refere ao ambiente em que está inserido.

7.    METODOLOGIA
(Delineamento de pesquisa, participantes, procedimentos de coleta e análise de dados)
O projeto será realizado através de uma pesquisa exploratória utilizando recurso de TV e Vídeo, visando primeiramente detectar o conhecimento prévio dos alunos acerca da necessidade dos cuidados necessários e importantes que devemos ter para com a sobrevivência dos ecossistemas planetário.
Nesta pesquisa serão envolvidos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Após a coleta de dados, os educandos irão trabalhar com os mesmos desenvolvendo assim suas habilidades interdisciplinares.
   
8.    JUSTIFICATIVA:
A manutenção da vida só é possível em um mundo equilibrado, onde a relação entre ser humano e natureza possam interagir mutuamente, sem que existam tensões e conflitos.
Segundo André Trigueiro, em entrevista a revista O Trevo (março de 2010, pag. 6), “A Terra é um sistema em constante transformação... o aparecimento da espécie humana determinou novos gêneros da destruição que abalam a resiliência do planeta e o equilíbrio dos sistemas naturais... se não formos sábios e cuidadosos no uso inteligente e sustentável desses recursos, pereceremos”.

Sendo assim, é de suma importância proporcionar aos educandos situações e condições que promovam mudanças em seus hábitos, conscientizando-os da necessidade de terem atitudes coerentes para a manutenção da vida no planeta.

9.    REFERENCIAL TEÓRICO:

10. ATIVIDADE DESENCADEADORA:
Passeio ao Da Maya Espaço Cultural durante a exposição Eco Art, coleção Bozano Arte e Ecologia.

















11. CONTEÚDOS:
* A valorização e a proteção das diferentes formas de vida.
* A valorização e o cultivo de atitudes de proteção e conservação dos ambientes e da diversidade biológica e sociocultural. 
* O zelo pelos direitos próprios e alheios a um ambiente cuidado, limpo e saudável na escola, em casa e na comunidade.
* O comprometimento das responsabilidades de cidadão com relação ao meio ambiente.
* A participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade local.

12.  ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS DURANTE O PROJETO:
                                  I.            Produção textual (Linguistica)
                                II.            Situações problemas (Lógica – matemática)
                              III.            Atividades de reciclagem (Social)
                            IV.            Apresentação de fotos antigas referentes a degradação do meio ambiente (Social)
                              V.            Criação de vídeos do meio em que vivem (artes e tecnologias)
                            VI.            Corrida seletiva (Psicomotor)
                          VII.            Produção de um filme, história, Mitos e lendas da Panela do Candal (Social, natural – Artes e tecnologias)
                        VIII.            Recuperação da Panela do Candal (Natural e social)
                             IX.            Roda de conversa com João Roquete, tema: Puericultura – Vida Sustentável (Natural, Social e Linguistica)
                               X.            Exibição de vídeos sobre consciente coletivo (Linguistica, natural, social e tecnologias):

13.     QUADRO DE CONTEÚDOS:

LINGUISTICA
Produção textual, escrita e oralidade
LÓGICA – MATEMÁTICA
Situações problemas
NATURAL
Meio ambiente, reciclagem, roda de conversa, sustentabilidade
SOCIAL
Mitos, histórias e lendas
PSICOMOTOR
Atividades físicas
ARTES
Recorte, colagem, produções
TECNOLOGIAS
Produções e exibições de vídeos

14. ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO:
Apresentação dos filmes produzidos pelos alunos.

15.  CORREÇÃO:
A correção será feita oral ou individualmente de acordo com as atividades que estarão sendo realizada, através de uma observação direta e continua do desempenho do educando nas atividades realizadas durante a execução do projeto.

Acadêmicas (o):
Thais Camejo
Leila Aquino
Gerson Netto







Nenhum comentário:

Postar um comentário