terça-feira, 9 de setembro de 2014

Projeto Educando para o Transito

Introdução

Os Temas Transversais dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
O projeto visa desenvolver nos alunos um olhar para importância na educação no transito e todas as variáveis inseridas nesse contexto como preocupação com a poluição causada pelo transito como também pelas virtudes na vida em sociedade

Problematização

Promover nos alunos a conscientização da educação no transito.

Justificativa

O projeto visa desenvolver nos alunos um olhar para importância na educação no transito e todas as variáveis inseridas nesse contexto.

Objetivo Geral

Desenvolver educação no transito e compreender que o mesmo está ligado a questões ambientais e a qualidade de vida de todo ser humano.

Objetivos Específicos

- Reconhecer a educação pra o transito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Analisar atividades negativas e positivas, comparando-as com as normas estabelecidas;
- Reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização de transito;
- Trabalhar as virtudes na vida em sociedade: paciência, tolerância, responsabilidade, solidariedade, humildade, etc;
- perceber o transito e suas questões ambientais.

Referencial Teórico

Segundo os PCNs a transversalidade e interdisciplinaridade apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. A interdisciplinaridade refere-se, a uma relação entre disciplinas. A transversalidade diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real. Os Temas Transversais, portanto, dão sentido social a procedimentos e conceitos próprios das áreas convencionais, superando assim o aprender apenas pela necessidade escolar.
Para Moran (2002), os meios de comunicação, principalmente a televisão, desenvolvem formas sofisticadas multidimensionais de comunicação sensorial, emocional e racional, superpondo linguagens e mensagens, que facilitam a interação, com o público. A TV fala primeiro do "sentimento" - o que você sentiu", não o que você conheceu; as ideias estão embutidas na roupagem sensorial, intuitiva e afetiva. A televisão fascina quando nos conta as histórias dos outros. E isso acontece mesmo antes da criança ir à escola.

Quadro de conteúdo:

Português: leitura e interpretação, gramatica, produção de texto;
Matemática: situações- problemas, cálculos;
Tecnologias: pesquisa, filmes, dvds, jogos;
Arte:  pintura, produção musical, dramatização;
Estudos Sociais: passeios e vivência com o transito;
Ciências: construção de relação do transito com o meio ambiente. primeiros socorros, órgãos do sentido: percepção e reflexão no transito e situações do cotidiano.

Atividades que serão executadas durante o projeto:

*Leitura e interpretação de textos relacionados ao trânsito;
*Produção de texto;
*Problemas que envolva o trânsito;
*Cálculos de multa de trânsito;
*Filme de instrução para o transito;
*Música, jogos;
*Dramatização de uma vivencia no transito;
*Confecção de cartazes individual e coletivo
*Passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de transito;
*Confecção de uma faixa de pedestre com materiais didáticos;
*Palestra com representante do departamento de trânsito;
*Poluição do ar.

Material didáticos:

*Giz de cera, lápis de cor, tinta guache, caneta hidro cor, tesoura, cola, cartolina, revista, jornais, sucata, fita adesiva, pincel, cds, televisão, dvd, computadores para os jogos.

 Espaço:
*Sala de aula
*Pátio da escola
*Comunidade

Recursos humanos:
*Equipes pedagógicas e administrativa

Cronograma

O projeto será realizado durante todo o mês de setembro. 
As atividades serão realizadas uma vez por semana, por quatro semanas.

Avaliação

Será realizada através de uma obervação direta e continua do desempenho do educando nas atividades realizadas durante a execução do projeto.

Referências




Postado por: Daiane Leal, Leila Machado, Milene Vidart.

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