terça-feira, 16 de setembro de 2014

AS SEREIAS DO ENSINO ELETRÔNICO.

 “As sereias do ensino eletrônico”, de Paulo Blikstein, refletem os mitos e rumos da educação frente às novas tecnologias.  Paulo Blikstein, destaca que muitas profissões foram seduzidas, nos últimos anos, pelas encantam-te melodias das novas tecnologias da comunicação e da informação. Nunca se ouviu falar tanto em novas tecnologias para a educação. A revolução tecnológica tem unido setores da sociedade que nem sempre caminham juntos: educadores, universidades públicas e privadas, empresas e governo. Na nova educação tem um único objetivo valoriza-se cada vez mais a interação e a troca de informação entre professor aluno.
No lugar da reprodução  de informações já existentes, deseja-se cada vez mais o estimulo a criatividade dos estudantes. Deseja-se que as novas tecnologias resolvam todos os problemas enfrentados pela educação, Assim, imaginou-se, em primeiro momento que o uso das tecnologias transformaria o mundo em um lugar maravilhoso, onde a riqueza seria rápida, nas palavras de Blikstein “tudo o que está aí será transformado, nada sobrará no mundo antigo, quem não se adaptar morrerá”, mas não é bem assim que aconteceu, na verdade houve transformações profundas em todas as áreas, e novos conhecimentos surgiram, mas nem tudo do mundo antigo saiu de cena, houve inclusive uma reafirmação de alguns valores até então tido como ultrapassados, principalmente os valores de humanidade. No âmbito educacional, as novas tecnologias trouxeram mudanças profundas e, as vezes confusa, o que se propôs foi uma mudança do tradicional para as novas formar de ensino-aprendizagem. E as dificuldades dos professores que ainda estão presos aos modelos antigos? Devemos considerar que as TICs são instrumentos novos de trabalhos para esses profissionais e que as mudanças modernas são velozes demais para que todos as tenham acompanhados, portanto o que temos como cenário é um conflito de gerações (gerações do mundo velho no mundo novo), onde as máquinas ainda não são íntimas de todos.Uma confusão de ideias, pois muitos estudantes imaginam que, por exemplos os computadores devem ser usados apenas para diversão (jogos, msm, Orkut), que os vídeos são apenas para assistir filmes, (não que eles não devem ser usados com um objetivo pelos professores com seus alunos), e quando se propõe assistir por exemplo documentários, os estudantes se sentem cansados e usam expressões “ai que sono” .... Nesse sentido é que devemos mudar esses “pré-conceitos”. Por fim segundo Blikstein “as mídias digitais oferecem infinito espaço para experimentações e diferentes níveis de realidade seja programando o computador, editando filmes, fazendo robótica, construindo modelos computacionais ou elaborando sites na internet” a escola e todos os caminhos que for seguir independente se for na frente da lousa ou na frente de uma data show precisa de ser um lugar infinito de experimentação.
Esse novo olhar requer do professor novas funções e é preciso estar sempre se atualizando. Requer da escola nova gestão capaz de fomentar nos alunos novas formas de aprender de maneira que ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar, compreender, selecionar e comunicar as diversas informações que precisara possuir para sua própria segurança e sobrevivência.

Alunas :Bianca Peres,luana de Deus, Rosângela de Deus, Fernanda Seixas, Thais Lopes, Vera.

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