AS SEREIAS DO ENSINO
ELETRÔNICO.
“As sereias do ensino
eletrônico”, de Paulo Blikstein, refletem os mitos e rumos da educação frente
às novas tecnologias. Paulo Blikstein, destaca
que muitas profissões foram seduzidas, nos últimos anos, pelas encantam-te
melodias das novas tecnologias da comunicação e da informação. Nunca se ouviu
falar tanto em novas tecnologias para a educação. A revolução tecnológica tem
unido setores da sociedade que nem sempre caminham juntos: educadores,
universidades públicas e privadas, empresas e governo. Na nova educação tem um
único objetivo valoriza-se cada vez mais a interação e a troca de informação
entre professor aluno.
No lugar da reprodução de informações já
existentes, deseja-se cada vez mais o estimulo a criatividade dos estudantes.
Deseja-se que as novas tecnologias resolvam todos os problemas enfrentados pela
educação, Assim, imaginou-se, em primeiro momento que o uso das tecnologias
transformaria o mundo em um lugar maravilhoso, onde a riqueza seria rápida, nas
palavras de Blikstein “tudo o que está aí será transformado, nada sobrará no
mundo antigo, quem não se adaptar morrerá”, mas não é bem assim que aconteceu,
na verdade houve transformações profundas em todas as áreas, e novos
conhecimentos surgiram, mas nem tudo do mundo antigo saiu de cena, houve
inclusive uma reafirmação de alguns valores até então tido como ultrapassados, principalmente os valores
de humanidade. No âmbito educacional, as novas tecnologias trouxeram mudanças
profundas e, as vezes confusa, o que se propôs foi uma mudança do tradicional
para as novas formar de ensino-aprendizagem. E as dificuldades dos professores
que ainda estão presos aos modelos antigos? Devemos considerar que as TICs são
instrumentos novos de trabalhos para esses profissionais e que as mudanças
modernas são velozes demais para que todos as tenham acompanhados, portanto o
que temos como cenário é um conflito de gerações (gerações do mundo velho no
mundo novo), onde as máquinas ainda não são íntimas de todos.Uma confusão de ideias, pois
muitos estudantes imaginam que, por exemplos os computadores devem ser usados
apenas para diversão (jogos, msm, Orkut), que os vídeos são apenas para
assistir filmes, (não que eles não devem ser usados com um objetivo pelos
professores com seus alunos), e quando se propõe assistir por exemplo
documentários, os estudantes se sentem cansados e usam expressões “ai que sono”
.... Nesse sentido é que devemos mudar esses “pré-conceitos”. Por fim segundo
Blikstein “as mídias digitais oferecem infinito espaço para experimentações e
diferentes níveis de realidade seja programando o computador, editando filmes,
fazendo robótica, construindo modelos computacionais ou elaborando sites na
internet” a escola e todos os caminhos que for seguir independente se for na
frente da lousa ou na frente de uma data show precisa de ser um lugar infinito
de experimentação.
Esse novo olhar requer do
professor novas funções e é preciso estar sempre se atualizando. Requer da
escola nova gestão capaz de fomentar nos alunos novas formas de aprender de
maneira que ele seja capaz de adquirir, interpretar, analisar, compreender,
selecionar e comunicar as diversas informações que precisara possuir para sua
própria segurança e sobrevivência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário