quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Tecnologia na escola           

Quando se fala em tecnologia na educação, logo pensamos em computadores, internet... 
 Mas isso não é tudo. Tecnologia é, efetivamente, mais do que isso. Ela se faz presente, por  exemplo, em todos os lápis que usamos, no quadro de giz, nos livros, nas cadeiras em  que nos sentamos. Lembre-se da revolução social que representou a imprensa. Podemos  imaginar uma escola, hoje, sem livros, sem material impresso?

O trabalho na escola lida o tempo todo com tecnologia, mas raramente se ocupa de  produzi-la. O que as tecnologias digitais nos trazem de especial é, com efeito, a ampliação  das possibilidades de produzir conhecimento, divulgá-lo e compartilhá-lo.

Veja bem que inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso  às TICs, mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias.
O Ministério da Educação, em 2007, através da extinta Secretaria de Educação a Distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), elaborou a revisão do “Programa Nacional de Informática na Educação” (ProInfo). Uma nova versão do Programa, instituída pelo Decreto nº 6.300, de 12 de dezembro de 2007, intitula-se “Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo” e postula a integração e articulação de três componentes:
a.instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laboratórios de informática com computadores, impressoras e outros equipamentos e acesso à Internet banda larga);
b. formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);

c. disponibilização de conteúdos e recursos educacionais multimídia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo MEC nos próprios computadores, por meio do Portal do Professor, da TV/DVD Escola etc.

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