quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O que é WebQuest?

Criada pelo professor norte-americano Bernie Dodge da Universidade de San Diego, a WebQuest reúne hoje mais de dez mil páginas na internet e tem propostas de educadores de diversas partes do mundo (EUA, Canadá, Islândia, Austrália, Portugal, Brasil, Holanda), entre outros. Trata-se de uma ferramenta criativa orientada para o desenvolvimento de trabalhos interativos. Em geral são elaboradas pelo professor com o propósito de serem solucionadas pelos alunos, reunidos em grupos. 

Para desenvolver uma WebQuest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Dentro do contexto da ferramenta é possível desenvolver habilidades de cooperação em grupo e mostrar aos alunos que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Pode-se dizer que esse trabalho possui uma base teórica construtivista, o teórico Jean Piaget (1896-1980), explica:

  • “O pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constrói o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tem condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos, mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias”. (Educar para crescer – site da editora Abril).


Estrutura de uma WebQuest

1. Introdução - É a produção da página. Deve oferecer possibilidade de pensar e analisar com criticidade o tema sugerido.
2. Tarefa - É a definição do que o aluno terá que executar para terminar a atividade. Nesta parte o aluno participa e colabora.
3. Processo - Ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos as regras devem ser claras e ajustadas às condições da turma.
4. Recursos - Caminhos a serem percorridos. É o momento de apresentar as fontes de informações necessárias para que a tarefa possa ser cumprida (links sugeridos).
5. Avaliação - Momento de reflexão e aprendizagem. É uma forma de análise das descobertas realizadas. O aluno deve ser informado sobre como seu desempenho através de tabelas, fichas e questionários na avaliação.
6. Conclusão - Ligada a avaliação, a conclusão é uma forma de apresentar um resumo das aprendizagens, bem como, os pontos que poderão ser retomados em outros momentos.

Referências:
http://www.webquestbrasil.org/criador/procesa_index_todas.php
http://www.webquestbrasil.org
http://pt.wikipedia.org/wiki/Socioconstrutivismo
http://educarparacrescer.abril.com.br/arendizagem/materias_295360.shtml

Aluna:Neiva Elisa Guterres

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