WEBQUEST
1
– O QUE É WEBQUEST? É um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da WEB, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construçaõ do saber.
Uma WEBQUEST é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos reunidos em grupos, cuja função é a pesquisa e o despertar do interesse nos alunos pelo estudo e pela descoberta.
É uma metodologia de pesquisa orientada,
em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da Web. Foi
proposta pelo Professor Bernie Dodge, da Universidade de São Diego, em 1995.
Para desenvolver uma Webquest é necessário criar um site que pode ser
construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de
texto que possa ser salvo como página da Web.
“Webquest é uma atividade orientada para
a pesquisa em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem
provém de recursos na Internet” ( Bernie Dodge, 1995).
2 – COMO FUNCIONA UMA WEBQUEST?
Podemos distinguir seis elementos em
uma Webquest:
Introdução: apresenta as
informações básicas aos alunos, orientando-os sobre o que vão encontrar na
atividade proposta. Além disso, tem como objetivo despertar o interesse deles
para realizar o trabalho, isto é, motivá-los para começar.
Tarefa: descreve o
que os alunos deverão elaborar ao finalizar o trabalho. Os projetos podem ser
uma página Web, uma apresentação em PowerPoint ou uma exposição oral do tema
trabalhado (de acordo com o que o professor planejou).
Processo: especifica
os passos que os alunos devem fazer para concretização da tarefa, incluindo
orientações sobre como subdividir as tarefas, detalhes dos papéis que podem
assumir cada um dos alunos e estratégias de trabalho.
Recursos: disponibiliza
aos alunos uma lista de sites Web a serem consultados para a realização do
trabalho. Previamente, o professor tem que verificar se esses sites são
confiáveis e estão atualizados de acordo com o tema em questão.
Essa seleção de sites facilita a navegação pela rede e evita desvios do
tema central. Podem ser incluídos outros recursos que não sejam da Internet.
Avaliação: nessa
parte, são explicados os critérios que serão utilizados na avaliação do
trabalho.
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido
Conclusão: corresponde à finalização da atividade. Apresenta um resumo que leva à reflexão da atividade para reconhecer o que foi aprendido
3
– PARA QUE SERVE UMA WEBQUEST?
O principal objetivo da Webquest é
desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e
perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos
ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a
idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores
resultados se realizada em grupos .Pelas Webquests, propõem-se aos alunos a
resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de
algum modo suas conclusões.
4
– QUAL É A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE UMA WEBQUEST COM OS ALUNOS?
Um dos princípios importantes na
webquest é a autenticidade, ou seja, o aluno deverá ter situações práticas que
serão aplicadas na vida cotidiana, justamente por ser uma atividade de
aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que , dia a dia,
cresce na web.
5
– QUE BENEFÍCIOS A REALIZAÇÃO DE UMA WEBQUEST COM OS ALUNOS PODE PROPICIAR?
- Moderniza os modos de fazer educação;
- Garante acesso a informações
autênticas e atualizadas;
- Promove a aprendizagem cooperativa;
- Desenvolve habilidades cognitivas;
- Incentiva a criatividade;
- Favorece o trabalho de autoria dos
professores;
- Favorece o compartilhar de saberes
pedagógicos.
Postado por: Fabiane Melo em 28/08/14
Nenhum comentário:
Postar um comentário