Webquest
"Dentre todas as
pesquisas bibliográficas que foram realizadas sobre o tema Webquest, a preferência foi pelas
definições de duas autoras que já vem trabalhando com o tema
há alguns anos, Celina
Abar e Lisbete Barbosa (2008). De acordo com Celina e Lisbete(2008), a Webquest é
uma atividade didática estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da internet.
Esta foi proposta por Bernie Dodge, professor da San Diego State University em 1995.
Dodge preparou uma tarefa para alunos de um curso de capacitação de
professores onde eles deveriam adquirir informações a respeito de um software educacional. Foi
estruturada de maneira que estes alunos tivessem acesso a sites da internet
previamente designados por ele. De acordo com as autoras Celina e Lisbete (2008): “A
tecnologia Webquest é sustentada por teorias psicopedagógicas, podendo ser caracterizada como técnica de aprendizagem construtivista, que pode ser utilizada em um
ambiente construcionista”. O aluno constrói o seu próprio conhecimento a partir
do momento em que manipula o computador utilizando o ambiente virtual de
aprendizagem - AVA Webquest."
A Webquest possui uma
estrutura ao que contém sete tópicos, mais uma vez apresento à definição de Lisbete
e Celina (2008, p. 21-35):
-Introdução;
-Tarefa;
-Processo;
-Avaliação;
-Conclusão;
-Créditos.
Elaboração de uma
Webques:
-Planejar;
-Formatar;
-Publicar.
Desenvolvimento Prático
de uma Webquest em um projeto pedagógico:
"Apresenta-se a seguir
um exemplo de uma Webquest “Jornal Virtual” que foi utilizada em laboratório de
informática como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos alunos
da 6ª série de uma escola privada de Uberlândia. A metodologia utilizada
baseou-se em alguns conhecimentos prévios dos alunos, onde estes foram valorizados
pelo(a) educador(a). A troca de saberes e o trabalho em
equipe também foi proposto,
além de rodas de conversa entre alunos e educador(a), houveram momentos de construção
coletiva, o que enfatizou o trabalho colaborativo e sua relevância."
Considerações
Finais
“Trabalhar com
tecnologias nunca será fácil para educadores que acreditam que o
papel do professor deve ser o de transmissor de conhecimento e que os
alunos jamais conseguiriam realizar algo sem o seu consentimento,
opinião e imposição. Nota-se que nos tempos atuais esse pensamento
reducionista já não faz parte e nem cabe mais no contexto
educativo. Em roda de conversa realizada com os alunos acerca da
utilização da Webquest, estes afirmaram que gostaram de utilizá-la,
assim como o computador e internet; relataram que a Webquest
facilitou a pesquisa pelo tema e auxiliou no passo-a-passo para
realização da tarefa. Algumas de suas falas foram: “realizar a
tarefa com o uso do computador é mais divertido”; “com a
utilização do computador já podem ir treinando a atividade”; “se
o conteúdo da Webquest fosse impresso não seria tão utilizado
pelas pessoas”; “no computador é direto, faz e já vê o que
fez”. Nota-se o quanto nós educadores podemos desenvolver as
habilidades cognitivas, sociais e tecnológicas de nossos alunos
utilizando as novas tecnologias. Percebe-se que a maneira como
utilizam, absorvem informações e percebem o computador é muito
mais ampla e desprendida. Esta geração digital consegue expandir o
uso do computador sem receios, medos ou constrangimento, geração
esta que tem muito a nos ensinar. Trabalhar a Webquest foi
extremamente gratificante, não apenas pela metodologia Webquest ser
uma atividade didática potencializadora da educação, mas também
por esta possibilitar um trabalho significativo, construtivo e
colaborativo. Sabe-se que o trabalho em grupo onde os alunos
colaboram entre si, permite uma aprendizagem muito ampla, onde não
só adquirem novos conhecimentos, mas também novas habilidades.
Habilidades interpessoais quando interagimos com outro, intrapessoais
quando refletimos e adaptamos o que aprendemos com o coma interação
com o outro, além de outras habilidades que podem permear essa troca
de saberes. Trabalhar projetos que fazem uso do computador muitas
vezes torna a proposta mais interessante, criativa e eficaz,
principalmente em se tratando de um público jovem e desafiador.
Portanto, além de um sentimento de superação, motivação e prazer
em trabalhar com tecnologias educativas, desenvolver uma Webquest
para promover o conhecimento e autonomia dos alunos foi muito
positivo. Espera-se que esta experiência possa desencadear outras
propostas semelhantes e que sejam cada vez melhores,abrangendo muito
mais do que se propõe.”
(...) confiar no aluno;
acreditar que ele é capaz de assumir a responsabilidade pelo seu
processo de aprendizagem junto conosco; assumir que o aluno, apesar
de sua idade, é capaz de retribuir atitudes adultas de respeito, de
diálogo, de responsabilidades, de arcar com as consequências de
seus atos
(...) todos esses
comportamentos exigem, certamente, uma mudança de mentalidades, de
valores e de atitudes de nossa parte. (MASETTO, 2006, p. 142).
A WEBQUEST COMO
ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCIALIZADORA DA EDUCAÇÃO
Fernanda Quaresma da
Silva, UNIMINAS - fernandalauper@gmail.com
Hélio Oliveira
Ferrari, UNIMINAS - gandhiferrari@gmail.com
Acadêmica: Jéssica Marques
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