quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Webquest o que é? para quê serve ?

Webquest 

"Dentre todas as pesquisas bibliográficas que foram realizadas sobre o tema Webquest, a preferência foi pelas definições de duas autoras que já vem trabalhando com o tema há alguns anos, Celina Abar e Lisbete Barbosa (2008). De acordo com Celina e Lisbete(2008), a Webquest é uma atividade didática estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da internet. Esta foi proposta por Bernie Dodge, professor da San Diego State University em 1995. Dodge preparou uma tarefa para alunos de um curso de capacitação de professores onde eles deveriam adquirir informações a respeito de um software educacional. Foi estruturada de maneira que estes alunos tivessem acesso a sites da internet previamente designados por ele. De acordo com as autoras Celina e Lisbete (2008): “A tecnologia Webquest é sustentada por teorias psicopedagógicas, podendo ser caracterizada como técnica de aprendizagem construtivista, que pode ser utilizada em um ambiente construcionista”. O aluno constrói o seu próprio conhecimento a partir do momento em que manipula o computador utilizando o ambiente virtual de aprendizagem - AVA Webquest."

 
A Webquest possui uma estrutura ao que contém sete tópicos, mais uma vez apresento à definição de Lisbete e Celina (2008, p. 21-35):

-Introdução;
-Tarefa;
-Processo;
-Avaliação;
-Conclusão;
-Créditos.

Elaboração de uma Webques:

-Planejar;
-Formatar;
-Publicar.

Desenvolvimento Prático de uma Webquest em um projeto pedagógico: 
 
"Apresenta-se a seguir um exemplo de uma Webquest “Jornal Virtual” que foi utilizada em laboratório de informática como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da 6ª série de uma escola privada de Uberlândia. A metodologia utilizada baseou-se em alguns conhecimentos prévios dos alunos, onde estes foram valorizados pelo(a) educador(a). A troca de saberes e o trabalho em equipe também foi proposto, além de rodas de conversa entre alunos e educador(a), houveram momentos de construção coletiva, o que enfatizou o trabalho colaborativo e sua relevância."

"Para incrementar o projeto “Jornal” já trabalhado anteriormente em sala de aula o objetivo foi construir uma Webquest com o intuito de tornar a proposta mais atrativa, devido às várias opções que esta atividade didática dispõe, buscou-se então dar continuidade a este tema criando um jornal na Web, ou seja, um jornal virtual. A idéia foi de criá-lo em um editor de texto ou HTML. Como o Word e o Publisher já foram trabalhados em Informática Educativa eos alunos já estavam familiarizados com estas ferramentas, optou-se por elas. Propôs-se então que os alunos criassem um jornal virtual que apresentasse informações da escola, atividades dos alunos e acontecimentos recentes do mundo."

 
Considerações Finais

“Trabalhar com tecnologias nunca será fácil para educadores que acreditam que o papel do professor deve ser o de transmissor de conhecimento e que os alunos jamais conseguiriam realizar algo sem o seu consentimento, opinião e imposição. Nota-se que nos tempos atuais esse pensamento reducionista já não faz parte e nem cabe mais no contexto educativo. Em roda de conversa realizada com os alunos acerca da utilização da Webquest, estes afirmaram que gostaram de utilizá-la, assim como o computador e internet; relataram que a Webquest facilitou a pesquisa pelo tema e auxiliou no passo-a-passo para realização da tarefa. Algumas de suas falas foram: “realizar a tarefa com o uso do computador é mais divertido”; “com a utilização do computador já podem ir treinando a atividade”; “se o conteúdo da Webquest fosse impresso não seria tão utilizado pelas pessoas”; “no computador é direto, faz e já vê o que fez”. Nota-se o quanto nós educadores podemos desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e tecnológicas de nossos alunos utilizando as novas tecnologias. Percebe-se que a maneira como utilizam, absorvem informações e percebem o computador é muito mais ampla e desprendida. Esta geração digital consegue expandir o uso do computador sem receios, medos ou constrangimento, geração esta que tem muito a nos ensinar. Trabalhar a Webquest foi extremamente gratificante, não apenas pela metodologia Webquest ser uma atividade didática potencializadora da educação, mas também por esta possibilitar um trabalho significativo, construtivo e colaborativo. Sabe-se que o trabalho em grupo onde os alunos colaboram entre si, permite uma aprendizagem muito ampla, onde não só adquirem novos conhecimentos, mas também novas habilidades. Habilidades interpessoais quando interagimos com outro, intrapessoais quando refletimos e adaptamos o que aprendemos com o coma interação com o outro, além de outras habilidades que podem permear essa troca de saberes. Trabalhar projetos que fazem uso do computador muitas vezes torna a proposta mais interessante, criativa e eficaz, principalmente em se tratando de um público jovem e desafiador. Portanto, além de um sentimento de superação, motivação e prazer em trabalhar com tecnologias educativas, desenvolver uma Webquest para promover o conhecimento e autonomia dos alunos foi muito positivo. Espera-se que esta experiência possa desencadear outras propostas semelhantes e que sejam cada vez melhores,abrangendo muito mais do que se propõe.”


(...) confiar no aluno; acreditar que ele é capaz de assumir a responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem junto conosco; assumir que o aluno, apesar de sua idade, é capaz de retribuir atitudes adultas de respeito, de diálogo, de responsabilidades, de arcar com as consequências de seus atos
(...) todos esses comportamentos exigem, certamente, uma mudança de mentalidades, de valores e de atitudes de nossa parte. (MASETTO, 2006, p. 142).


A WEBQUEST COMO ATIVIDADE DIDÁTICA POTENCIALIZADORA DA EDUCAÇÃO 
Fernanda Quaresma da Silva, UNIMINAS - fernandalauper@gmail.com
Hélio Oliveira Ferrari, UNIMINAS - gandhiferrari@gmail.com 

Fonte: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13905/7814

Acadêmica: Jéssica Marques

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