O espaço virtual na evolução humana
por: Viviam Pereira O capítulo "As Tecnologias têm Impacto?" do livro Cibercultura de Pierre Lévy explica a relação entre técnica, cultura e sociedade esclarecendo que a tecnologia não pode ser um elemento a parte da sociedade, as técnicas são imaginadas e fabricadas pelos homens assim como o uso intensivo das ferramentas que constitui a humanidade.Fala inclusive que os produtos das técnicas são variados, sendo assim não podem ser analisados de modo geral.
Um ponto importante é a inteligência coletiva que representa um veneno para quem não está inserido e um remédio para quem consegue se valer dos conhecimentos e informações que ela proporciona.
Resumindo, os impactos sociais e culturais advindos da tecnologia irão depender do uso que o homem faz delas.
por: Ana Paula Dos Santos O capítulo " As Tecnologias têm Impacto?" relata os diferentes usos das tecnologias, diz que é inevitável fugir dessa realidade. Porém cada indivíduo utiliza essa tecnologia de modos diferentes, sendo essa utilização positiva ou negativa referente ao seu meio social e cultural.
por: Elisa Guterres Segundo Pierre Levy, a sociedade
se constitui historicamente pela tecnologia. Não podemos dizer que essa tecnologia é excludente, pessoas de diversas classes sociais acabam por ter a mesma oferta,
alguns com computadores ou celulares mais modernos, outros nem tanto. Essa realidade virtual entra em nossas vidas,
se acrescenta em nossas culturas e como diz Levy, “nos condiciona”, mas não nos
determina.
O autor fala também no
termo:“inteligência coletiva”,
lembrando que o crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o
crescimento de uma inteligência coletiva, apenas fornece um ambiente propício.
Surgem então as situações de isolamento, os vícios, os domínios de grandes
organizações que tentam monopolizar os mercados e o excesso de bobagens, que
acabam por gerar situações de conformismo, equívocos e alienação. O ciberespaço então pode ser: “veneno ou
remédio”.
A visão de Levy é considerada otimista.
Ele reconhece obviamente que a internet não vai resolver todos os problemas da
sociedade com um passe de mágica, mas possibilita criarmos técnicas e novas
propostas para extrair do virtual as melhores ferramentas de hoje, na constante expectativa do que ainda está por vir.
Visão do grupo
O uso do Ciberespaço na educação, assim como as tecnologias em geral, têm relação com a construção do conhecimento pelo próprio indivíduo e com a democratização da aprendizagem, nesse espaço um apropria-se do conhecimento de outro.
É difícil pensar em "ciberespaço" e não lembrar do uso indevido dessas tecnologias nas escolas, como por exemplo, no material tecnológico distribuído atualmente em parte da rede pública de ensino. A finalidade de propiciar o acesso a informação rápida e de qualidade se choca muitas vezes com a falta de preparo dos professores, resultando na má utilização desses recursos, desencadeando o que Levy chama de "veneno". Ciberespaço mal aproveitado acaba por disseminar hábitos viciantes, informações equivocadas e alienação.
Nós, futuras pedagogas, esperamos ter capacidade, coerência e visão no futuro, para construir o trabalho interativo, criativo, lúdico, baseado em argumentações de teóricos como Pierre Levy.
É difícil pensar em "ciberespaço" e não lembrar do uso indevido dessas tecnologias nas escolas, como por exemplo, no material tecnológico distribuído atualmente em parte da rede pública de ensino. A finalidade de propiciar o acesso a informação rápida e de qualidade se choca muitas vezes com a falta de preparo dos professores, resultando na má utilização desses recursos, desencadeando o que Levy chama de "veneno". Ciberespaço mal aproveitado acaba por disseminar hábitos viciantes, informações equivocadas e alienação.
Nós, futuras pedagogas, esperamos ter capacidade, coerência e visão no futuro, para construir o trabalho interativo, criativo, lúdico, baseado em argumentações de teóricos como Pierre Levy.
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