quinta-feira, 28 de agosto de 2014

O espaço virtual                                 na evolução humana


por: Viviam Pereira   O capítulo "As Tecnologias têm Impacto?" do livro Cibercultura de Pierre Lévy explica a relação entre técnica, cultura e sociedade esclarecendo que a tecnologia não pode ser um elemento a parte da sociedade, as técnicas são imaginadas e fabricadas pelos homens assim como o uso intensivo das ferramentas que constitui a humanidade.Fala inclusive que os produtos das técnicas são variados, sendo assim não podem ser analisados de modo geral. 
    Um ponto importante é a inteligência coletiva que representa um veneno para quem não está inserido e um remédio para quem consegue se valer dos conhecimentos e informações que ela proporciona.
    Resumindo, os impactos sociais e culturais advindos da tecnologia irão depender do uso que o homem faz delas.

por: Ana Paula Dos Santos O capítulo " As Tecnologias têm Impacto?" relata os diferentes usos das tecnologias, diz que é inevitável fugir dessa realidade. Porém cada indivíduo utiliza essa tecnologia de modos diferentes, sendo essa utilização positiva ou negativa referente ao seu meio social e cultural.

por: Elisa Guterres   Segundo Pierre Levy, a sociedade se constitui historicamente pela tecnologia. Não podemos dizer que essa tecnologia é excludente, pessoas de diversas classes sociais acabam por ter a mesma oferta, alguns com computadores ou celulares mais modernos, outros nem tanto.  Essa realidade virtual entra em nossas vidas, se acrescenta em nossas culturas e como diz Levy, “nos condiciona”, mas não nos determina.
    O autor fala também no termo:“inteligência coletiva”, lembrando que o crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o crescimento de uma inteligência coletiva, apenas fornece um ambiente propício. Surgem então as situações de isolamento, os vícios, os domínios de grandes organizações que tentam monopolizar os mercados e o excesso de bobagens, que acabam por gerar situações de conformismo, equívocos e alienação.  O ciberespaço então pode ser: “veneno ou remédio”.
     A visão de Levy é considerada otimista. Ele reconhece obviamente que a internet não vai resolver todos os problemas da sociedade com um passe de mágica, mas possibilita criarmos técnicas e novas propostas para extrair do virtual as melhores ferramentas de hoje, na constante expectativa do que ainda está por vir.

Visão do grupo

O uso do Ciberespaço na educação, assim como as tecnologias em geral, têm relação com a construção do conhecimento pelo próprio indivíduo e com a democratização da aprendizagem, nesse espaço um apropria-se do conhecimento de outro.

É difícil pensar em "ciberespaço" e não lembrar do uso indevido dessas tecnologias nas escolas, como por exemplo, no material tecnológico distribuído atualmente em parte da rede pública de ensino. A finalidade de propiciar o acesso a informação rápida e de qualidade se choca muitas vezes com a falta de preparo dos professores, resultando na má utilização desses recursos, desencadeando o que Levy chama de "veneno". Ciberespaço mal aproveitado acaba por disseminar hábitos viciantes, informações equivocadas e alienação.

Nós, futuras pedagogas, esperamos ter capacidade, coerência e visão no futuro, para construir o trabalho interativo, criativo, lúdico, baseado em argumentações de teóricos como Pierre Levy.

  

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