quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Algumas reflexões sobre WebQuests



Algumas reflexões sobre WebQuests

Definições

A WebQuest é uma atividade orientada para a pesquisa em que algumas ou todas as informações que os alunos interagem com provém de recursos na Internet, opcionalmente suplementadas com videoconferências. Existem, pelo menos, dois níveis de WebQuests que devem ser distinguidas uma da outra.

WebQuests Curto Prazo

O objetivo instrucional de uma WebQuest de curto prazo é a aquisição de conhecimento e integração, descrito como Dimension 2 em (1992) Dimensões do Marzano do modelo de pensamento. No final de uma WebQuest de curto prazo, um estudante vai ter lutado com uma quantidade significativa de novas informações e fez sentido. Uma WebQuest de curto prazo é projetado para ser concluído em 1-3 períodos de aula.

Longer Term WebQuest

O objetivo instrucional de uma WebQuest de longo prazo é o que Marzano chama Dimensão 3: ampliar e refinar o conhecimento. Depois de completar uma WebQuest de longo prazo, um estudante teria analisado um conjunto de conhecimentos profundamente, transformou-a, de alguma forma, e demonstraram uma compreensão do material, criando algo que os outros podem responder a, on-line ou off. Uma WebQuest de longa duração, normalmente demorar entre uma semana e um mês em uma sala de aula.



Atributos críticos

WebQuests de um ou outro curta ou longa duração são deliberadamente projetados para fazer o melhor uso do tempo de um aluno. Não há benefício educacional questionável em ter alunos a navegar na net sem uma tarefa clara em mente, ea maioria das escolas deve racionar estudante conectar vez severamente. Para conseguir que a eficiência e clareza de propósito, WebQuests devem conter pelo menos as seguintes partes:

  1. Uma introdução que prepara o palco e fornece algumas informações de fundo.
  2. Uma tarefa que é factível e interessante.
  3. Um conjunto de fontes de informação necessária para completar a tarefa. Muitos (mas não necessariamente todos) dos recursos estão embutidos no próprio documento WebQuest como âncoras que apontam para informações sobre a World Wide Web. As fontes de informação podem incluir documentos web, especialistas disponíveis via e-mail ou em tempo real-conferência, bases de dados pesquisáveis ​​na rede, livros e outros documentos fisicamente disponíveis no ambiente do aluno. Porque ponteiros para recursos estão incluídos, o aluno não é deixado para passear webspace completamente à deriva.
  4. A descrição do processo, os alunos devem percorrer na realização da tarefa. O processo deve ser dividido em passos claramente descritos.
  5. Algumas orientações sobre como organizar as informações adquiridas. Isto pode assumir a forma de questões norteadoras, ou direções para completar os quadros organizacionais, tais como cronogramas, mapas conceituais, ou de causa e efeito diagramas como descrito por Marzano (1988, 1992) e Clarke (1990).
  6. A conclusão que encerra a quest, lembra os alunos sobre o que aprenderam e, talvez, encoraja-os a estender a experiência para outros domínios.

Alguns outros atributos não-críticos de uma WebQuest incluem os seguintes:

  1. WebQuests são mais propensos a ter atividades em grupo, embora se possa imaginar missões individuais que podem ser aplicáveis ​​em ambientes de educação a distância ou biblioteca.
  2. WebQuests pode ser reforçada por envolvimento elementos motivacionais ao redor da estrutura básica, dando aos alunos um papel a desempenhar (por exemplo, o cientista, detetive, repórter), personae simulados para interagir com via e-mail, e um cenário para trabalhar dentro (por exemplo, você tenho sido solicitado pelo Secretário-Geral da ONU para informá-lo sobre o que está acontecendo na África sub-saariana, esta semana.)
  3. WebQuests podem ser concebidas dentro da mesma disciplina ou eles podem ser interdisciplinar. Dado que a concepção de um ensino interdisciplinar eficaz é mais um desafio do que projetar para uma única área de conteúdo, criadores WebQuest provavelmente deve começar com o último até que eles estão confortáveis ​​com o formato.

WebQuests de longo prazo pode ser pensado em pelo menos duas maneiras: o processo de pensamento é necessário para criá-los, e de que forma eles se tornam uma vez criado.

Habilidades de pensamento que uma atividade WebQuest de longa duração pode requerer incluir estes (de Marzano, 1992):

  1 Comparando: Identificar e articular semelhanças e as diferenças entre as coisas.               

2. Classificação: Agrupando as coisas em categorias definíveis com base nos seus atributos.                

3. Indutores: Deduzir generalizações desconhecidas ou princípios a partir de observações ou análise.     

4. Deduzir: Deduzir conseqüências não declaradas e condições de dados princípios e generalizações.                              

5. Erros Analisando: Identificar e articular erros na sua própria ou o pensamento dos outros.                      

6. Apoio Construindo: Construindo um sistema de apoio ou prova    para uma afirmação.                             

7. Abstração: Identificar e articular o subjacente tema ou padrão geral de informações.      

8. perspectivas Analisando: Identificar e articular pessoal  perspectivas sobre questões.                    

As formas que uma WebQuest de longa duração pode tomar são abertas à imaginação, pois temos poucos exemplares existentes para passar. Algumas idéias:

1. Um banco de dados em que as categorias em cada campo foram criados pelos alunos.

2. Um micromundo que os usuários podem navegar através de que representa um espaço físico.

3. Uma história ou estudo de caso interativo criado por alunos.

4. Um documento que descreve uma análise de uma situação controversa, toma uma posição, e convida os usuários a acrescentar ou discordar dessa posição.

5. Uma pessoa simulado que podem ser entrevistados on-line. As perguntas e respostas seriam geradas por alunos que estudaram profundamente a pessoa que está sendo simulado.

Colocar os resultados de seu processo de pensamento volta-se para a internet serve a três propósitos: concentra os alunos em uma tarefa concreta e oi-tech; dá-lhes uma audiência de criar para; e abre a possibilidade de obter feedback de que a audiência distante através de um formulário de e-mail incorporado.



Exemplos

Um exemplo de uma WebQuest de curto prazo é o WebQuest um exercício que EDTEC 596 estudantes completaram um mês atrás. O objetivo era dar-lhes uma noção de como Archaeotype, uma escavação arqueológica simulada, foi concebido e implementado em dois locais escolares muito diferentes. O exercício levou cerca de 2 horas e envolveu os alunos trabalham em grupos para responder a uma série de perguntas. Eles receberam um conjunto de recursos para ler e interagir com o qual incluiu relatórios de projetos e trabalhos teóricos sobre a Web, cópias de parte da documentação Archaeotype e instruções para ir para outra sala e interagir com um professor Juarez-Lincoln através de vídeo conferência, ou com um membro da equipe da Escola de Dalton, em Nova York via viva-voz. Os alunos se dividiram em grupos para experimentar cada uma destas fontes de dados e, em seguida, passou o tempo a dizer uns aos outros o que tinham aprendido. O resultado final foi que cada pessoa na classe poderia explicar o que Archaeotype era e quais os problemas e sucessos veio com a sua implementação.

Outro exemplo de uma WebQuest de curto prazo é WebQuest 2 em que os professores-alunos examinou um número de páginas web colocadas pelas escolas. O objetivo do exercício era para expô-los a uma variedade de maneiras em que a escola poderia retratar-se na web, em preparação para a criação dos O'Farrell páginas web. Até o final do exercício foram capazes de articular princípios gerais de boa e não tão bom design para sites de web.





 Arquivo pesquisado no site: webQuest.org


Fabiana Eboni

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