quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Reflexões acerca da entrevista de Pedro Demo: Desafios da linguagem no século XXI

  



   Consideremos como praticas dialógicas as interações de ''troca'' entre professor/mediador x aluno/autor em uma ''nova pedagogia em que o professor não só dá aulas''(nas palavras de Pedro Demo). 

   Em uma sociedade cada vez mais ''interacionista'' (Vygostky), onde as trocas e relacionamentos cada vez mais estão ''amparados'' pelo aparato tecnológico que causa conflitos, ampliam conceitos (Wallon) a escola precisa mudar para acompanha esse ritmo e, de acordo com Demo, essa ''grande'' mudança começa pelo professor!

   Utilizar em sala de aula ferramentas de pesquisa da internet, por exemplo, é uma estratégia de livre expressão (Piaget, aquisições com o meio em que a criança vive). 

   Dentro de uma aula de história, por exemplo, pesquisar origens dos sobrenomes (dos alunos), seremos obrigatoriamente ''interdisciplinares'', pois os mesmos mudam ao longo do tempo (Labov, Sóciolinguistica). 

   Neste contexto o professor estará sempre se reformulando, pois desenvolvimento do ''ser'' não é linear nem estático, mas sim, assistemático e descontinuo (Wallon).

(Gerson Netto)


Links para pesquisa:

Youtube Pedro Demo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lev_Vygotsky
http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Paul_Hyacinthe_Wallon
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Piaget
http://pt.wikipedia.org/wiki/Noam_Chomsky
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociolinguistica

Nenhum comentário:

Postar um comentário