Roteiro para
Plano de Aula
Tema:
Os
Sentidos
Objetivo: Identificar os
cinco sentidos
TURMA:
1°
ano Ensino Fundamental.
Estratégias de
Ensino
Disposição
dos alunos
Semi-circulo
Incentivação
Caixa Surpresa ao som de uma música.
A professora colocará os alunos
dispostos em círculo e apresentará aos mesmos uma caixa colorida contendo
diversos objetos. Após orientará os alunos que no início da música a caixa irá
circular pelo grupo, ao cessar a música o professor vendará os olhos do aluno
que estiver com a caixa, o mesmo deverá colocar a mão dentro da caixa e retirar
um objeto, descrevendo o mesmo aos demais participantes utilizando-se dos
sentidos.
Questionamentos orais
● Qual a sensação de não poder enxergar?
● Como era o objeto que tu estavas tocando?
● Qual era o tamanho? Pequeno? Grande?
● Fazia barulho?
● Era liso ou áspero?
Vídeo sobre os Cinco Sentidos
Será passado para os educandos vídeo sobre cinco sentidos; utilizando os recurso didáticos projetor multimídia, notebook, som e internet móvel.
Será passado para os educandos vídeo sobre cinco sentidos; utilizando os recurso didáticos projetor multimídia, notebook, som e internet móvel.
Exploração
do conteúdo:
Quadro de giz
Os
cinco sentidos
O corpo humano é
composto por cinco sentidos ou, de forma mais clara, cinco capacidades. São
eles que nos permitem e possibilitam manter interações com o mundo externo. É
com a “permissão” dos cinco sentidos que nos relacionamos com os outros seres
vivos, com os objetos. Também é por meio deles que observamos a luz, todos os
fenômenos climáticos, apreciamos o cheiro e o sabor de cada coisa.
Com alguns dos órgãos que formam o corpo
humano, os indivíduos enviam para o cérebro suas sensações. Esse transporte é
possibilitado por conta de uma imensa rede de neurônios que compõem parte dos
sistemas nervosos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada
um dos cinco sentidos que compõem o corpo humano?
Visão
A visão é o
sentido que permite que sejamos capazes de enxergar os objetos e as pessoas. É
o olho quem vai captar a imagem e enviá-la para o cérebro.
Audição
A audição é quem
permite a cada ser vivo a sensação de ouvir vozes, barulho, música, entre
outros sons que chegam do ambiente externo. O órgão específico do ouvido faz a
captação das ondas sonoras e organiza o encaminhamento para o cérebro que, mais
uma vez, funciona interpretando e decifrando cada onda sonora.
Paladar
O paladar é o
sentido que possibilita ao ser vivo a sensação do gosto, do sabor. Assim,
reconhecemos os sabores de bebidas e alimentos tão logo eles tenham contato com
a língua. A língua é um órgão formado por diversas papilas gustativas.
E é a papila gustativa que vai
encaminhar a informação do sabor ao cérebro.
Tato
O tato, ou a
forma de “tatear” é o sentido que interliga um ser vivo ao mundo externo por
meio do contato com a pele. Por dentro da pele, sem estar visível a olho,
existem alguns neurônios chamados de sensoriais. Eles são responsáveis por
fazer o contato com o cérebro, enviando informações sobre aquilo que está sendo
tocado. Dependendo do que for, a reação pode ser de acolhimento ou repulsa. Se,
por exemplo, for um contato com o fogo, o cérebro entende que este deve ser
afastado.
Olfato
O olfato é o
sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro de cada coisa. O nariz de
cada indivíduo já foi “desenvolvido” com essa habilidade de captação dos
cheiros e odores do ambiente externo. Cada tipo de cheiro é enviado ao cérebro
que efetua a interpretação e envia a mensagem de prazer ou repulsa ao que acabou
de ser sentido.
Atividades de
Fixação
Laboratório
de Informática
A Máquina dos Sentidos
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/
Distribuição
de folha xerocada
Volta
à calma
Atividade
Tema
Atividade
lúdica
Descobrindo sabores e cheiros.
A professora apresentara aos alunos uma
mesa organizada com vários alimentos, estes terão que escolher um alimento para
degustação. Assim que experimentarem o alimento, deverão descrevê-lo aos demais
colegas, identificando seu sabor, textura e cheiro.
Correção
Será feita oral ou individualmente
conforme o caso.
Avaliação
Observação direta ou permanente do
desempenho do aluno.
Observação
Foi produzido vídeo sobre o tema da aula pelas acadêmicas; porém devido ao tamanho do arquivo não foi possível disponibilizá-lo no blog. Será levado para encontro do dia 21.agosto.2014, a fim de ser transmitido aos demais colegas de curso e orientadora da disciplina de Tecnologias da Educação.
Trabalho realizado pelas acadêmicas:
* Fabiane Melo
* Leila Aquino
* Thais Camejo
Observação
Foi produzido vídeo sobre o tema da aula pelas acadêmicas; porém devido ao tamanho do arquivo não foi possível disponibilizá-lo no blog. Será levado para encontro do dia 21.agosto.2014, a fim de ser transmitido aos demais colegas de curso e orientadora da disciplina de Tecnologias da Educação.
Trabalho realizado pelas acadêmicas:
* Fabiane Melo
* Leila Aquino
* Thais Camejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário