quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Roteiro para Plano de Aula
Tema: Os Sentidos
Objetivo: Identificar os cinco sentidos
TURMA: 1° ano Ensino Fundamental.

Estratégias de Ensino
Disposição dos alunos
Semi-circulo

Incentivação
Caixa Surpresa ao som de uma música.
A professora colocará os alunos dispostos em círculo e apresentará aos mesmos uma caixa colorida contendo diversos objetos. Após orientará os alunos que no início da música a caixa irá circular pelo grupo, ao cessar a música o professor vendará os olhos do aluno que estiver com a caixa, o mesmo deverá colocar a mão dentro da caixa e retirar um objeto, descrevendo o mesmo aos demais participantes utilizando-se dos sentidos.

Questionamentos orais
● Qual a sensação de não poder enxergar?
● Como era o objeto que tu estavas tocando?
● Qual era o tamanho? Pequeno? Grande?
● Fazia barulho?
● Era liso ou áspero?

Outros questionamentos surgirão conforme as necessidades dos alunos.


Vídeo sobre os Cinco Sentidos
Será passado para os educandos vídeo sobre cinco sentidos; utilizando os recurso  didáticos projetor multimídia, notebook, som e internet móvel.




Exploração do conteúdo: Quadro de giz

Os cinco sentidos
O corpo humano é composto por cinco sentidos ou, de forma mais clara, cinco capacidades. São eles que nos permitem e possibilitam manter interações com o mundo externo. É com a “permissão” dos cinco sentidos que nos relacionamos com os outros seres vivos, com os objetos. Também é por meio deles que observamos a luz, todos os fenômenos climáticos, apreciamos o cheiro e o sabor de cada coisa.
Com alguns dos órgãos que formam o corpo humano, os indivíduos enviam para o cérebro suas sensações. Esse transporte é possibilitado por conta de uma imensa rede de neurônios que compõem parte dos sistemas nervosos.
Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um dos cinco sentidos que compõem o corpo humano?

Visão
A visão é o sentido que permite que sejamos capazes de enxergar os objetos e as pessoas. É o olho quem vai captar a imagem e enviá-la para o cérebro.

Audição
A audição é quem permite a cada ser vivo a sensação de ouvir vozes, barulho, música, entre outros sons que chegam do ambiente externo. O órgão específico do ouvido faz a captação das ondas sonoras e organiza o encaminhamento para o cérebro que, mais uma vez, funciona interpretando e decifrando cada onda sonora.

Paladar
O paladar é o sentido que possibilita ao ser vivo a sensação do gosto, do sabor. Assim, reconhecemos os sabores de bebidas e alimentos tão logo eles tenham contato com a língua. A língua é um órgão formado por diversas papilas gustativas.
E é a papila gustativa que vai encaminhar a informação do sabor ao cérebro.

Tato
O tato, ou a forma de “tatear” é o sentido que interliga um ser vivo ao mundo externo por meio do contato com a pele. Por dentro da pele, sem estar visível a olho, existem alguns neurônios chamados de sensoriais. Eles são responsáveis por fazer o contato com o cérebro, enviando informações sobre aquilo que está sendo tocado. Dependendo do que for, a reação pode ser de acolhimento ou repulsa. Se, por exemplo, for um contato com o fogo, o cérebro entende que este deve ser afastado.

Olfato
O olfato é o sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro de cada coisa. O nariz de cada indivíduo já foi “desenvolvido” com essa habilidade de captação dos cheiros e odores do ambiente externo. Cada tipo de cheiro é enviado ao cérebro que efetua a interpretação e envia a mensagem de prazer ou repulsa ao que acabou de ser sentido.

Atividades de Fixação

Laboratório de Informática
           A Máquina dos Sentidos
 http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/

Distribuição de folha xerocada


Volta à calma
       

  
          Atividade
       

            Tema
       

Atividade lúdica
Descobrindo sabores e cheiros.
A professora apresentara aos alunos uma mesa organizada com vários alimentos, estes terão que escolher um alimento para degustação. Assim que experimentarem o alimento, deverão descrevê-lo aos demais colegas, identificando seu sabor, textura e cheiro.

Correção
Será feita oral ou individualmente conforme o caso.

Avaliação
Observação direta ou permanente do desempenho do aluno.

Observação
Foi produzido vídeo sobre o tema da aula pelas acadêmicas; porém devido ao tamanho do arquivo não foi possível disponibilizá-lo no blog. Será levado para encontro do dia 21.agosto.2014, a fim de ser transmitido aos demais colegas de curso e orientadora da disciplina de Tecnologias da Educação.  

Trabalho realizado pelas acadêmicas:
* Fabiane Melo
* Leila Aquino
* Thais Camejo


Nenhum comentário:

Postar um comentário