quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Análise crítica do texto: Os Desafios da Linguagem no Século XXI

Análise crítica do texto:

Os Desafios da Linguagem no Século XXI

            Como aborda a entrevista de Pedro Demo, a escola e os alunos que a integram estão sofrendo uma grande transformação, assim como a sociedade que produz estes mesmos sujeitos. Partindo desta perspectiva as instituições de ensino necessitam urgentemente participar destas mudanças para acompanhar e proporcionarem aos discentes uma educação compatível com suas inquietudes e indagações.
            Levando em consideração as vivências e os saberes já adquiridos por esta criança, através do meio em que está inserida, porém em constante transformação, o docente deve procurar alternativas para dinamizar sua prática pedagógica de acordo com as diferentes realidades de seus alunados.
            Tanto a escola como os professores que nela atuam devem estar suscetíveis à conversações com corpo discente, a fim de realizarem um diagnóstico para obter informações sobre interesses e conhecimentos que os alunos já possuem.
            O meio para que todos estes processos aconteçam é que o professor tem que estar em constante atualização; sendo através de cursos de formação, capacitações disponibilizadas, ou buscando respostas para suas próprias inquietações e as inquietações de seus educandos.

            Usando as tecnologias que estiverem a seu dispor, o plano de aula de um professor pode se tornar mais interessante para o aluno; estimulando a descoberta de novos horizontes, tornando o ambiente escolar mais atrativo e instigante para futuros e antigos alunos. Sendo assim temos o educador como mediador e o alunado como autor da construção do seu conhecimento. 

Acadêmicas: Fabiane Melo, Leila Aquino e Thais Camejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário