Análise crítica do texto:
Os Desafios da Linguagem no Século XXI
Como aborda a entrevista de Pedro Demo,
a escola e os alunos que a integram estão sofrendo uma grande transformação,
assim como a sociedade que produz estes mesmos sujeitos. Partindo desta
perspectiva as instituições de ensino necessitam urgentemente participar destas
mudanças para acompanhar e proporcionarem aos discentes uma educação compatível
com suas inquietudes e indagações.
Levando em consideração as vivências
e os saberes já adquiridos por esta criança, através do meio em que está
inserida, porém em constante transformação, o docente deve procurar
alternativas para dinamizar sua prática pedagógica de acordo com as diferentes
realidades de seus alunados.
Tanto a escola como os professores
que nela atuam devem estar suscetíveis à conversações com corpo discente, a fim
de realizarem um diagnóstico para obter informações sobre interesses e
conhecimentos que os alunos já possuem.
O meio para que todos estes
processos aconteçam é que o professor tem que estar em constante atualização;
sendo através de cursos de formação, capacitações disponibilizadas, ou buscando
respostas para suas próprias inquietações e as inquietações de seus educandos.
Usando as tecnologias que estiverem
a seu dispor, o plano de aula de um professor pode se tornar mais interessante
para o aluno; estimulando a descoberta de novos horizontes, tornando o ambiente
escolar mais atrativo e instigante para futuros e antigos alunos. Sendo assim temos
o educador como mediador e o alunado como autor da construção do seu
conhecimento.
Acadêmicas: Fabiane Melo, Leila Aquino e Thais Camejo
Nenhum comentário:
Postar um comentário