domingo, 17 de agosto de 2014

Plano de Aula

Planejamento Pedagógico

Instituição: Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues.

Data: 21 de agosto de 2014. 

Turma: 4º ano.

Tempo estimado: Uma manhã, considerando os horários em que os alunos estarão no refeitório e intervalo de recreação. 

1º Momento:


Título: Formas Geométricas.


Objetivos:
  • Desenvolver percepção espacial;
  • Reconhecer as diversas formas geométricas;
  • Explorar as características das mesmas;
  • Relacionar as formas com objetos de uso habitual.

Conteúdo: Matemática.


Materiais necessários:
  • Lousa digital;
  • Computador;
  • Livro de apoio;
  • Cartolina;
  • Cola;
  • Tesoura sem ponta.

  Desenvolvimento: 

Com suporte da lousa digital, será apresentado aos alunos o que são as formas geométricas, bem como sua utilização e exemplos de uso das mesmas em nosso cotidiano. A partir da explicação acerca das formas geométricas os alunos construirão em cartolinas, com o auxílio de moldes, figuras em 3D das formas primárias.

 
Foto: http://www.upf.br/comarte/?p=4485 (Acesso em 16.8.2014)


2º Momento:


Título: O menino mofado.


Objetivos:
  •  Estimular a análise crítica;
  • Proporcionar uma reflexão sobre a sociedade em que vivem;
  • Desenvolver a produção textual.

 Conteúdo: Língua Portuguesa.


Materiais necessários:  
  • Computador;
  • Data - Show/ Projetor;
  • Caderno de língua portuguesa.

Desenvolvimento:

Os alunos assistirão ao curta- metragem “O menino mofado”.

Após deverão produzir um texto onde relatarão seu entendimento do filme, assim como abordarão questões como: Do que gostam de brincar? Se sentem seguros brincando do “lado de fora”? Quais são do seu ponto de vista, os perigos da sociedade atual?
 
Ficha Técnica do filme: 

Título: O Menino Mofado (Original) 
Ano de produção: 2010
Dirigido por: André Pellenz
Duração: 12 minutos
Classificação: L - Livre para todos os públicos
Gênero: Ficção Infantil
País de Origem: Brasil.

Sinopse: 


Marcos é um garoto que, de tanto ficar em casa e ser controlado por sua mãe paranóica, descobre que está mofando. O filme aborda com bom humor e fantasia o excesso de proteção com que são tratados os jovens da classe média de hoje, com os medos e paranoias gerados pela violência existente nas grandes cidades.



3º Momento: 


Título: Descobrindo o relevo.


Objetivos:
  • Identificar as diversas formas de relevo em nosso ambiente; 
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Incentivar o uso da internet como ferramenta de pesquisa para conteúdos pedagógicos.

Conteúdo: Geografia e Informática.


Materiais necessários:
  • Net books com acesso à internet;
  • Livro de geografia.

Desenvolvimento:

A aula iniciará com a explicação sobre "Relevos" - (tipos, características) com o apoio do livro didático, onde a leitura deve ser acompanhada pelos alunos.
Após entendimento geral da turma, farão uso dos seus net books, e acessarão o link:  
http://www.educacaodinamica.com.br,

Clicando após no conteúdo "GEOGRAFIA" e em seguida no jogo intitulado "Descobrindo o Relevo".

Disponível em: http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=5&jogo=Descobrindo%20o%20Relevo

(Último acesso em: 16/08/2014).












Fotos: Acervo pessoal.
(16.08.2014).










Captadas durante prática do jogo "Descobrindo o Relevo"

Acadêmicas: Aline Batista, Jéssica Marques e Vanessa Flaminio.



Um comentário:

  1. Plano de aula realizado pelas acadêmicas Aline Batista, Jéssica Marques e Vanessa Flaminio.

    ResponderExcluir