Planejamento Pedagógico
Instituição:
Escola Estadual de Ensino Fundamental Félix Contreiras Rodrigues.
Data:
21 de agosto de 2014.
Turma: 4º ano.
Tempo estimado: Uma
manhã, considerando os horários em que os alunos estarão no refeitório e intervalo
de recreação.
1º Momento:
Título: Formas Geométricas.
Objetivos:
- Desenvolver percepção espacial;
- Reconhecer as diversas formas geométricas;
- Explorar as características das mesmas;
- Relacionar as formas com objetos de uso habitual.
Conteúdo: Matemática.
Materiais necessários:
- Lousa digital;
- Computador;
- Livro de apoio;
- Cartolina;
- Cola;
- Tesoura sem ponta.
Desenvolvimento:
Com suporte da lousa digital, será apresentado aos alunos o que são as formas geométricas, bem como sua utilização e exemplos de uso das mesmas em nosso cotidiano. A partir da explicação acerca das formas geométricas
os alunos construirão em cartolinas, com o auxílio de moldes, figuras em 3D das
formas primárias.
Título: O
menino mofado.
Objetivos:
- Estimular a análise crítica;
- Proporcionar uma reflexão sobre a sociedade em que vivem;
- Desenvolver a produção textual.
Conteúdo: Língua Portuguesa.
Materiais necessários:
- Computador;
- Data - Show/ Projetor;
- Caderno de língua portuguesa.
Desenvolvimento:
Os alunos assistirão ao
curta- metragem “O menino mofado”.
Após deverão produzir um texto onde relatarão seu
entendimento do filme, assim como abordarão questões como: Do que gostam de
brincar? Se sentem seguros brincando do “lado de fora”? Quais são do seu ponto
de vista, os perigos da sociedade atual?
Ficha Técnica do filme:
Título: O Menino Mofado (Original)
Ano de produção: 2010
Dirigido por: André Pellenz
Duração: 12 minutos
Classificação: L - Livre para todos os públicos
Gênero: Ficção Infantil
País de Origem: Brasil.
Sinopse:
Marcos é um garoto que, de tanto ficar em casa e
ser controlado por sua mãe paranóica, descobre que está mofando. O filme aborda
com bom humor e fantasia o excesso de proteção com que são tratados os jovens
da classe média de hoje, com os medos e paranoias gerados pela violência
existente nas grandes cidades.
3º Momento:
Título:
Descobrindo o relevo.
Objetivos:
- Identificar as diversas formas de relevo em nosso ambiente;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Incentivar o uso da internet como ferramenta de pesquisa para conteúdos pedagógicos.
Conteúdo: Geografia e Informática.
Materiais necessários:
- Net books com acesso à internet;
- Livro de geografia.
Desenvolvimento:
A aula iniciará com a explicação sobre "Relevos" - (tipos, características) com o
apoio do livro didático, onde a leitura deve ser acompanhada pelos alunos.
Após entendimento
geral da turma, farão uso dos seus net books, e acessarão o link: http://www.educacaodinamica.com.br,
Clicando após no conteúdo "GEOGRAFIA" e em seguida no jogo intitulado "Descobrindo o Relevo".
Disponível em: http://www.educacaodinamica.com.br/ed/views/game_educativo.php?id=5&jogo=Descobrindo%20o%20Relevo
(Último acesso em: 16/08/2014).
Fotos: Acervo pessoal. | (16.08.2014). |
Acadêmicas: Aline Batista, Jéssica Marques e Vanessa Flaminio. | ||
Plano de aula realizado pelas acadêmicas Aline Batista, Jéssica Marques e Vanessa Flaminio.
ResponderExcluir