terça-feira, 28 de outubro de 2014



PROJETO: Somos Todos Iguais?
por: Ana Paula dos Santos, Neiva Elisa M. Guterres, Thaís Camejo, Viviam Pereira

TURMA: Educação Infantil

DURAÇÃO: Uma semana

OBJETIVO GERAL
Despertar no aluno a valorização das diferenças existentes no ambiente escolar e na sociedade em que ele está inserido, e estabelecer assim o respeito e a coletividade.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Fazer com que o aluno perceba as diferenças em seu grupo de convívio, incentivar o respeito e destacar valores, de modo que ele compreenda que todo o ser é diferente e único e possui os mesmos direitos e deveres. Desprezar a discriminação sob todas as óticas focando as qualidades, as diferenças, e a cultura de cada indivíduo.

JUSTIFICATIVA
Partindo do principio de que a sociedade está em constante processo de transformação, as culturas cada vez mais mescladas e os modos de vida suscetíveis às tendências disseminadas por inúmeras mídias que influenciam comportamentos, percebe-se a importância de estimular a criança a aceitar e conviver com as diferenças.

Cabe a escola o papel de desmitificar pré-conceitos, este é um dos principais desafios que as instituições de ensino enfrentam. Para isso, é necessário trabalhar o conceito de respeito mútuo, criando ações capazes de interagir com a heterogeneidade de uma turma.

Através deste processo, a escola fará com os discentes uma reflexão, levando-os a entender a essência de cada um e fortalecendo as qualidades das crianças e suas culturas. Acredita-se que é possível elevar autoestima dos alunos, reforçar a cumplicidade da turma, desenvolver sentimentos de afetividade, amizade e harmonia.


REFERENCIAL TEÓRICO
O papel do professor relativo às questões que abordam as diferenças e a diversidade presentes no ambiente escolar é desafiador. A escola é uma instituição que prima pela construção de sujeitos críticos e reflexivos capazes de respeitar o outro, independente de sua aparência, religião ou classe social. A atuação do educador, neste âmbito, requer muita criatividade.

Os docentes têm papel fundamental e função social na promoção do respeito às diferenças, fazendo com que seu aluno reflita sobre atitudes e construa seu conhecimento com consciência. Segundo Machado (2008p.1), a educação para a diversidade privilegia as idiossincrasias de cada povo, a fim de que a escola possa fazer dela um fator pedagógico e educativo.

O Projeto Somos Todos Iguais? foi planejado de modo que as ações integrem pais, alunos e professores. É fundamental a participação da família e da comunidade escolar, acreditamos que para construir regras de convivência saudáveis é necessária a união de todos.

De acordo com os PCNs (MEC, p. 21) Pluralidade Cultural:
Uma forma de trabalhar e superar esse tipo de medo é com informação[...] oferecer informações, nas diversas áreas, que permitam esse conhecimento mutuo, tanto dos alunos entre si, quanto em relação a concidadãos brasileiros de diferentes origens socioculturais.

Acredita-se que a escola enquanto o segundo maior grupo social que a criança faz parte após a sua família, deve ter em suas prioridades a questão das diferenças. Todo professor é um multiplicador de ideias que serão disseminadas não só na escola, mas também na comunidade, esses conceitos certamente vão marcar de forma significativa a vida desses indivíduos.

METODOLOGIA
A metodologia usada no projeto proporciona uma ação educativa. Para que haja uma reflexão por parte da criança, foram planejadas propostas que abordam a ludicidade no processo de produção: o professor vai interagir de forma direta com os educandos, promovendo questionamentos e debates sobre a cultura da diversidade.

Para isso, serão utilizados: vídeos (filmes), rodas cantadas, contação de histórias, desenhos, colagens, garantindo assim situações de aprendizagem significativa e uma troca de conhecimentos entre os aprendizes.


ATIVIDADE DESENCADEADORA
Contação da História O Jardim de Laura

ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS DURANTE O PROJETO
Contação de histórias;

Exibição dos filmes: Shrek, A Era do Gelo, Horton e o Mundo dos Quem (a criança pode convidar um membro da família para assistir aos filmes ou assistir novamente em casa com eles);

Construção de painéis;

Dobraduras;

Desenhos livres e dirigidos.

ATIVIDADE DE ENCERRAMENTO
Exposição dos trabalhos feitos durante o projeto para as demais turmas da escola e pais.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Através da contação de histórias, do olhar aos filmes, das construções realizadas, a criança adquire novas percepções das realidades. O professor será responsável pelo desenvolvimento de um processo de socialização e constituição da sua identidade e autonomia.

As diferenças estão presentes em todos os âmbitos da sociedade, caberá ao educador utilizar recursos didáticos que promovam discussões a cerca desta temática apresentem informações de forma estratégica.

Concluímos que o presente projeto pode promover a consciência, senso crítico, noções de direitos e deveres, o sentimento de cidadania, o respeito mútuo e a integração de forma igualitária na escola e na comunidade.

CORREÇÃO
A correção será feita oral ou individualmente, de acordo com as atividades que estarão sendo realizadas.

AVALIAÇÃO
Será realizada através da observação direta e continua do desempenho do educando nas atividades realizadas durante a execução do projeto.


BIBLIOGRAFIA
BRASIL – Parâmetros Currículares Nacionais PCNs- Pluralidade Cultural. Página 21. Disponível em: <portal.mec.gov.br/selo/arquivos/pdf/pluralidade.pdf> Acesso em: 18 out. 2014 as 19h 45min.

MACHADO, Maria Clara- Politicas para diversidade e inclusão . Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?id=10297&option=com_content&task=view acesso em: 25 out. 2014 as 20h 54min.

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