quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A colonização da cidade de Bagé



 

Projeto: A colonização da cidade de Bagé 

Por Fabiana Eboni, Edivania Souza e Renata Lopes



Turma: 5º ano do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Bagé.


Tempo de duração: Quatro semanas


Objetivo geral: Resgatar a história local e despertar o interesse e a curiosidade das crianças mostrando o quão interessante foi, e é, o lugar onde elas vivem. Proporcionar a interação entre as crianças e os idosos com a contação de histórias de vivencias como se fazia antigamente. Realizar aulas externas para estimular o conhecimento e mostrar uma nova visão de locais que antes passavam despercebidos mostrando a importância de estudar história da cidade.


Objetivo específico: Ensinar as crianças a valorização da cidade onde vivem e a importância de se conhecer a sua história, propondo sempre ao educando buscar e não apenas fotocopiar o conhecimento proposto em livros didáticos desta forma história oral se torna um instrumento imprescindível para o conhecimento, estudar história local é como conhecer bem a nossa casa.



Justificativa: A importância de estudar história da colonização da cidade de Bagé, e a valorização da mesma não tem sido elevada como devia ser. Atualmente o pouco que as crianças sabem sobre o local onde vivem é o que lhes é apresentado em sala de aula, existem poucos projetos ou atrativos para que elas possam ir além dos muros do colégio, poder observar a história ao vivo, descobrir quem morou em tal lugar ou o que existia ali antes é muito mais estimulante do que apenas ler o que aconteceu, transportar o educando ao mundo nunca visto antes e de forma muito simples e fácil fazendo-o saber que ele produz e faz parte desta história de forma ímpar o fará perceber a importância e o significado de cada espaço. Trabalhar este conteúdo com alunos não é uma coisa de outro mundo basta querer e ter vontade para buscar fontes seguras sobre o assunto de preferência que viveu esta época para nos contar e quem sabe mostrar um pouco do que já foi vivido nessas terras, através de fotografias, jornais antigos de entrevistas com pessoas que residem a mais tempo na região, através de objetos por exemplo de onde será que veio tal objeto? quanto tempo faz isso? Por exemplo.



Metodologia: nosso projeto será uma pesquisa histórica feita de maneira exploratória com pesquisa de campo e estudos bibliográficos.


Atividades:

·        Primeira semana: Pesquisas por meio da internet sobre a colonização da cidade de Bagé com destaque de pontos importantes como quais os primeiros colonizadores e qual etnia é predominante até os dias de hoje e promover a organização para visitação a biblioteca pública de Bagé ao local de documentos históricos.



·       Segunda semana: Proporcionar aos educandos uma roda de conversa com no mínimo dois anciões afim de promover o diálogo e as descobertas entre as crianças e os idosos com a exposição de experiências e fatos da história local vividos pelos anciões. Posteriormente no decorrer da semana será feita uma visitação ao museu (Museu Dom Diogo de Souza) e para finalizar as atividades será pedida uma redação contando o que foi aprendido na semana.



·       Terceira semana: Realizar uma sessão de cinema com vídeos sobre a história de Bagé e que mostrem os pontos históricos da cidade. Cada educando elegerá um monumento ou prédio histórico o qual deverá fotografar e pesquisar sua história, fotografias antigas, ano de construção e tudo mais que se possa encontrar a respeito.



·    Quarta semana: Concluir o projeto com uma exposição das fotos feitas pelos alunos. Revelar as fotos e organizar um cartaz com a foto e todas as informações levantadas sobre aquele loca. A exposição se dará nos corredores da própria escola para apreciação dos colegas de outras turmas.





Avaliação: A avaliação será individual a partir da realização dos trabalhos propostos.



Links para estudo e vídeos apresentados:














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