Projeto: A colonização da cidade de Bagé
Por Fabiana Eboni, Edivania Souza e Renata Lopes
Turma: 5º ano do ensino
fundamental de uma escola municipal da cidade de Bagé.
Tempo de duração: Quatro
semanas
Objetivo geral: Resgatar a história local e despertar o interesse e a curiosidade das
crianças mostrando o quão interessante foi, e é, o lugar onde elas vivem. Proporcionar
a interação entre as crianças e os idosos com a contação de histórias de
vivencias como se fazia antigamente. Realizar aulas externas para estimular o
conhecimento e mostrar uma nova visão de locais que antes passavam
despercebidos mostrando a importância de estudar história da cidade.
Objetivo específico: Ensinar as crianças a
valorização da cidade onde vivem e a importância de se conhecer a sua história,
propondo sempre ao educando buscar e não apenas fotocopiar o conhecimento
proposto em livros didáticos desta forma história oral se torna um instrumento
imprescindível para o conhecimento, estudar história local é como conhecer bem
a nossa casa.
Justificativa: A importância de estudar história da colonização
da cidade de Bagé, e a valorização da mesma não tem sido elevada como devia
ser. Atualmente o pouco que as crianças sabem sobre o local onde vivem é o que
lhes é apresentado em sala de aula, existem poucos projetos ou atrativos para
que elas possam ir além dos muros do colégio, poder observar a história ao
vivo, descobrir quem morou em tal lugar ou o que existia ali antes é muito mais
estimulante do que apenas ler o que aconteceu, transportar o educando ao mundo
nunca visto antes e de forma muito simples e fácil fazendo-o saber que ele
produz e faz parte desta história de forma ímpar o fará perceber a importância
e o significado de cada espaço. Trabalhar este conteúdo com alunos não é uma
coisa de outro mundo basta querer e ter vontade para buscar fontes seguras
sobre o assunto de preferência que viveu esta época para nos contar e quem sabe
mostrar um pouco do que já foi vivido nessas terras, através de fotografias,
jornais antigos de entrevistas com pessoas que residem a mais tempo na região,
através de objetos por exemplo de onde será que veio tal objeto? quanto tempo
faz isso? Por exemplo.
Metodologia: nosso
projeto será uma pesquisa histórica feita de maneira exploratória com pesquisa
de campo e estudos bibliográficos.
Atividades:
· Primeira semana: Pesquisas por meio da internet
sobre a colonização da cidade de Bagé com destaque de pontos importantes como
quais os primeiros colonizadores e qual etnia é predominante até os dias de
hoje e promover a organização para visitação a biblioteca pública de Bagé ao
local de documentos históricos.
· Segunda semana: Proporcionar aos educandos uma roda
de conversa com no mínimo dois anciões afim de promover o diálogo e as
descobertas entre as crianças e os idosos com a exposição de experiências e
fatos da história local vividos pelos anciões. Posteriormente no decorrer da
semana será feita uma visitação ao museu (Museu Dom Diogo de Souza) e para finalizar
as atividades será pedida uma redação contando o que foi aprendido na semana.
· Terceira semana: Realizar uma sessão de cinema com
vídeos sobre a história de Bagé e que mostrem os pontos históricos da cidade.
Cada educando elegerá um monumento ou prédio histórico o qual deverá fotografar
e pesquisar sua história, fotografias antigas, ano de construção e tudo mais
que se possa encontrar a respeito.
· Quarta semana: Concluir o projeto com uma exposição
das fotos feitas pelos alunos. Revelar as fotos e organizar um cartaz com a
foto e todas as informações levantadas sobre aquele loca. A exposição se dará
nos corredores da própria escola para apreciação dos colegas de outras turmas.
Avaliação: A
avaliação será individual a partir da realização dos trabalhos propostos.
Links
para estudo e vídeos apresentados:
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