quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Desenho e Cultura: As Diversas Temáticas na Televisão Brasileira.


TITULO
       Desenho e cultura: as diversas temáticas na televisão brasileira 

      TEMA
A cultura em diferentes espaços

OBJETIVO GERAL
Demonstrar aos alunos que é possível desenvolver uma aprendizagem significativa, de cunho moral e cultural, relacionando-a com o meio midiático, através de filmes, series, e desenhos da televisão brasileira.

OBJETIVO ESPECÍFICO
 Despertar a criatividade e a criticidade dos alunos, interligada a mídia presente no cotidiano dos mesmos.

JUSTIFICATIVA
Valorizar a cultura brasileira através da mídia televisiva, no momento em que a internet apresenta diversas informações ao mesmo tempo. O papel principal do professor é a mediação, portanto incumbe-se de fazer a transição do que é fornecido ao objetivo a ser alcançado.

RECURSOS UTILIZADOS
Netbooks com acesso à internet;
Câmera digital;
TNT;
E.V.A;
Papel colorido;
Material de pintura.

      DESENVOLVIMENTO
Os alunos serão divididos em 5 grupos, com o objetivo de que cada grupo  fique responsável por um programa de televisão, desenho, filme ou série, previamente selecionados. Posteriormente, utilizarão seus netbooks, para assistir de 2 a 3 episódios. Após os grupos deverão pesquisar a ficha técnica dos programas referidos, enumerando autor, ano de criação, diretor, público alvo, roteiristas... essa pesquisa será adicionada em uma produção textual, juntamente com informações como por exemplo: Quem são os personagens principais? Onde a história acontece? Qual a lição de moral apresentada no programa? Qual a relação do tema abordado com a vida real? E etc... a seguir tais produções deverão ser apresentadas para a turma.
Em outro momento, os mesmos grupos construirão seus próprios episódios a partir dos programas assistidos, assim como figurinos e cenários, para após, com a ajuda das professoras, serem filmados para uma participação de uma amostra de cinema em classe.


Acadêmicas: Aline Batista, Jéssica Marques, Vanessa Flaminio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário