segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Conhecendo as Culturas das Regiões do Brasil.


Objetivo:

O presente projeto tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento e a valorização das regiões brasileiras e seus aspectos culturais, socioeconômicas, geográficas e ambientais, levando o aluno ao reconhecimento de sua própria identidade.

Faixa Etária: 7º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral:

Despertar no aluno o interesse e curiosidade para outros povos e culturas.

Objetivo Especifico:

- Pesquisar as diferentes culturas.
- Valorizar a diversidade cultural do Brasil.
- Conhecer como vivem as pessoas em outros estados.

Justificativa:

Este projeto tem objetivo de explorar as culturas, identificando as regiões brasileiras.
Levando os educandos a conhecer suas riquezas e valores, fazendo desta característica um fator de enriquecimento.

Sugestões de Atividades

Pesquisar na Internet, livros, e outras fontes que julgar necessário e cabível sobre a cultura das diferentes regiões e estados do Brasil.
Os grupos devem pesquisar sobre, comidas, danças, tradições, costumes típicos e o que mais acharem importante sobre aquela região, também será permitido escolher um estado da região, e devem apresentar para turma em forma de vídeo ou slides.
Também deverá ser feita uma apresentação artística: um poema, uma comida, uma dança, ou qualquer outra coisa que represente seu trabalho.

As Regiões Brasileiras:

Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste, Sul.

Metodologia:

A proposta do trabalho será apresentada para a turma.
Será mostrado um vídeo sobre essa diversidade cultural do Brasil, onde os alunos poderão fazer anotações que acharem pertinentes.
A turma será dividida em cinco grupos de acordo com o número de regiões a serem estudadas para a apresentação dos trabalhos.

Cronograma:


O trabalho terá duração de um mês, onde dentro desse tempo será mostrado o vídeo aos alunos, eles farão o trabalho, e apresentarão em aula.

Material Didático:

Data Show para o dia da apresentação do vídeo e posteriormente dos trabalhos.

Por: Daiane Leal, Leila Machado, Milene Vidart.


Nenhum comentário:

Postar um comentário